Imprimir

 

 

Sumário - 66ª Edição | Volume 12| Número 11 | novembro/2025

 

Edição aberta, recebendo artigos até final do mês.

 

 

Capa

 

Folha de rosto

 

Ficha Catalográfica

 

Editorial

 

Direitos Autorais

    

 

Educação

 

A alfabetização emocional nas séries iniciais: desenvolvendo a bússola interna para o bem-estar e o combate ao bullying
Jady Isabela Rodrigues Ligor

 

A gamificação como estratégia pedagógica: fomentando o engajamento e as competências do século XXI
Jady Isabela Rodrigues Ligor

 

A importância da Educação Ambiental no ensino básico sobe a perspectiva do estágio supervisionado
Rhelmiton Lins

 

A importância da simplicidade nos poemas “Mundo pequeno” e “O apanhador de desperdícios”, de Manoel de Barros
Nathaline Amorim de Oliveira
Suzana Garcia de Faria
Fernanda Lemos da Rosa

 

A importância do acolhimento na Educação Infantil
Lenir dos Santos Oliveira

 

A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem no Maternal III
Adriana de Oliveira Teodoro
Viviane Cintia Alves
Marly Ferreira de Souza
Patrícia Mendonça da Silva
Marli Rosani de Oliveira

 

A participação da comunidade na construção da escola democrática
Maria Glauciane Lima de Sousa
Larissa Aparecida Garcia Oliveira Galvan
Norma Sueli Peres Rocha

 

A relevância do brincar para o desenvolvimento integral na Educação Infantil
Jaqueline Mila Lucena de Oliveira
Neuvane Gamero Andrade Guevara
Lucinéia Guevara Vieira

 

Afetividade e a educação
Deisy Alves de Sousa
Kettlley Stefania Melo Silva
Marcela Rosa Gonçalves Reginato
Pollyane Kessia Costa Silva
Janaina Rodrigues Lima Franceschi
Fabiana Cristina Nobre de Oliveira

 

Alfabetização e letramento na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Jaqueline Mila Lucena de Oliveira
Neuvane Gamero Andrade Guevara
Lucinéia Guevara Vieira

 

Alimentação escolar: a importância da nutrição para o desenvolvimento infantil
Neurely Rezende Pereira
Gabriely Pereira Rodrigues
Elen kaionara Cruz Santos

 

Arquitetura vernacular e educação: conexões culturais e pedagógicas para a sustentabilidade
Cristiane da Silva Aquino Rigo
Gleice Karine Bispo Moura

 

As principais causas do esgotamento docente no contexto contemporâneo
Valquiria Mariano Tavares Barroso

 

Cantando, brincando e rimando: divertindo-se com as palavras
Gabriele Castão Rengel
Kézia dos Santos
Rafaeli Gonçalves de Meira
Regiane Maria da Silveira Maciel

 

Desafios no processo de inclusão na Educação Infantil
Luna Maria Santos Silva

 

Documentação estético-participativa como eixo integrador: quando o atelier, a aprendizagem em grupo e a escuta viram avaliação formativa na Educação Infantil
Letícia Carvalho Silva Marques
Sâmela Siqueira Oliveira

 

Educação Infantil ribeirinha e os saberes empíricos da Ilha do Combu: uma análise prática pedagógica das professoras de Educação Infantil
Rosecléia Martins Nogueira
Sandra Karina Mendes do Vale

 

Educação socioemocional e clima escolar: o impacto da empatia e autogestão na redução do bullying
Jady Isabela Rodrigues Ligor

 

Entre política, currículo e prática: convergências e tensões da alfabetização no Brasil
Regiane Sales Ribeiro
Luiz Fernando Pereira de Almeida

 

Escrita significativa nos anos iniciais: a produção de textos curtos como caminho para a autonomia da criança
Fabiana Félix de Lima

 

Escritores brilhantes: a reescrita como caminho para a autoria no processo de alfabetização
Gabriele Castão Rengel
Kézia dos Santos
Rafaeli Gonçalves de Meira
Regiane Maria da Silveira Maciel

 

Estratégias pedagógicas com crianças com deficiências no complexo infantil no município de Cametá/Pará
Maria Tita Rodrigues Assunção
Egídio Martins

 

Ferramentas colaborativas e o uso de tecnologia e ferramentas colaborativas na educação
Ariêne Gomes Ferreira Amaral

 

Formação de professores e transtorno do espectro autista (TEA): uma análise bibliográfica e interdisciplinar
Ivanildi Moraes Teles
Cintia Costa Moraes
Egídio Martins

 

LetrAção: alfabetização e letramento de forma lúdica e criativa
Sávio de Lima Magalhães
Rhelmiton Lins

 

Letramento e a Educação Infantil
Deisy Alves de Sousa
Kettlley Stefania Melo Silva
Marcela Rosa Gonçalves Reginato
Pollyane Kessia Costa Silva
Fabiana Cristina Nobre de Oliveira
Janaina Rodrigues Lima Franceschi
Juliana Schneider Moreira
Jose Marcos de Sousa

 

Leitura e compreensão: um caminho lúdico para desenvolver leitores críticos
Andressa Pereira dos Santos
Naiane Rocha Fernando
Sávio de Lima Magalhães

 

Letramento matemático no Ensino Fundamental: desafios da transição do pensamento concreto ao abstrato à luz dos indicadores do SAEB
Antonio Carlos de Lima Oliveira
Iolita Alves de Carvalho
Josiane Sérgio da Silva Miranda
⁠Léa Antonia Corrêa da Silva Costa
Leidimar Brito da Silva Cunha

 

Letramento, alfabetização e livro didático
Luciana Dallazen Rodrigues

 

Literatura infantil: fanzine, uma ferramenta para releitura dos contos de fadas
Suzana Garcia de Faria
Fernanda Lemos da Rosa
Nathaline Amorim de Oliveira

 

Morfologia e formação das palavras
Elisama Terezinha Turatti

 

O currículo escolar para Educação Inclusiva e sua importância no processo ensino aprendizagem da Educação Inclusiva
Fernanda Lemos da Rosa
Nathaline Amorim de Oliveira
Suzana Garcia de Faria

 

O papel do professor frente às novas metodologias ativas de aprendizagem
Mariza da Silva Santos

 

O uso da tecnologia como material de apoio na Educação Infantil
Luna Maria Santos Silva

 

Práticas inclusivas e adaptações pedagógicas para alunos com transtornos do neurodesenvolvimento
Jaqueline Mila Lucena de Oliveira
Neuvane Gamero Andrade Guevara
Lucinéia Guevara Vieira

 

Reconstruindo pontes: a relação família-escola no contexto pós-pandemia e o fortalecimento de vínculos
Jady Isabela Rodrigues Ligor

 

Tecnologias digitais como ferramenta de mediação: transformações no processo educacional
Fabiana Montanari de Melo
Luciana Montanari Melo
Simoni Alves Bezerra
Regiane de Assis Pereira
Robson Vittorazzi Novais Terradas

 

Transtornos do neurodesenvolvimento: desafios e estratégias na Educação Inclusiva
Thais Dias Alberici Lodi
Tânia Pretes Dias Alberici

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acessos: 40