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Escritores brilhantes: a reescrita como caminho para a autoria no processo de alfabetização

Gabriele Castão Rengel

Kézia dos Santos

Rafaeli Gonçalves de Meira

Regiane Maria da Silveira Maciel

 

DOI: 10.5281/zenodo.17524979

 

 

RESUMO

Este artigo apresenta o projeto “Escritores Brilhantes: Reescrevendo ‘A Raposa e a Lição de Amor’”, desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da EMEB Professora Alcídia Divanir Simões Sales Pavan. A proposta teve como objetivo principal desenvolver a leitura e a escrita a partir da reescrita criativa da obra “A Raposa e a Lição de Amor”, da autora Maria da Paz Sabino. A metodologia envolveu atividades de leitura, reconto oral e reescrita coletiva, promovendo o desenvolvimento da linguagem, a ampliação do vocabulário e a valorização da autoria infantil. Os resultados apontam que a experiência contribuiu significativamente para o avanço da alfabetização e o fortalecimento da autoestima das crianças, que se reconheceram como autoras de suas próprias histórias.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Reescrita. Autoria. Leitura literária. Produção textual.

 

 

Abstract

This article presents the project “Brilliant Writers – Rewriting ‘The Fox and the Lesson of Love’”, developed with 1st grade students from EMEB Alcídia Divanir Simões Sales Pavan. The main objective was to develop reading and writing skills through the creative rewriting of the book “The Fox and the Lesson of Love” by Maria da Paz Sabino. The methodology included reading, oral retelling and collective rewriting activities, promoting language development, vocabulary expansion and valuing children’s authorship. The results show that the experience significantly contributed to literacy progress and to strengthening children’s self-esteem as they recognized themselves as authors of their own stories.

 

Keywords: Literacy. Rewriting. Authorship. Literary Reading. Text production.

 

 

  1. Introdução

 

A alfabetização é um processo que ultrapassa o simples domínio do código escrito, envolvendo a formação de leitores e escritores capazes de compreender, interpretar e produzir textos de maneira significativa. Nesse contexto, a literatura infantil assume papel essencial, pois oferece experiências estéticas e emocionais que despertam o prazer pela leitura e estimulam a imaginação. O projeto “Escritores Brilhantes: Reescrevendo ‘A Raposa e a Lição de Amor’” nasceu da necessidade de tornar o processo de alfabetização mais envolvente e significativo. A partir da leitura e reescrita da obra da autora Maria da Paz Sabino, os alunos foram convidados a mergulhar em um universo de descobertas, valores e criação, transformando-se em protagonistas do próprio aprendizado.

 

 

  1. Fundamentação teórica

 

De acordo com Vygotsky (1998), o aprendizado ocorre nas interações sociais e no compartilhamento de experiências. A leitura e a reescrita, quando realizadas de forma colaborativa, possibilitam a construção de significados e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

Freire (1996) também ressalta que o ato de ler o mundo antecede o de ler a palavra, e a escrita é uma forma de expressão do sujeito no mundo. Ao permitir que as crianças reescrevam uma narrativa conhecida, o professor favorece a formação de leitores-autores, capazes de compreender e ressignificar o texto.

A BNCC (BRASIL, 2018) enfatiza a importância de práticas de leitura e produção textual que desenvolvam a autoria e a criatividade desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, valorizando o texto literário como meio de formação cultural, ética e linguística.

 

 

  1. Metodologia

 

O projeto foi desenvolvido ao longo de um bimestre com as turmas do 1º ano matutino da EMEB Professora Alcídia Divanir Simões Sales Pavan no Município de Sinop-MT. As etapas envolveram: apresentação da história, atividades preparatórias, reescrita coletiva, montagem do livro e apresentação final. A avaliação foi contínua e processual, considerando a participação, a colaboração, o desenvolvimento da escrita e o envolvimento efetivo com as atividades.

 

 

  1. Resultados e discussão

 

A reescrita da obra literária revelou-se uma prática potente para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Os alunos demonstraram maior interesse pelas atividades, ampliaram seu repertório linguístico e passaram a utilizar a linguagem escrita com mais segurança. Além do avanço no domínio do sistema alfabético, observou-se fortalecimento da autoestima e do sentimento de pertencimento, uma vez que as crianças se reconheceram como autoras de um livro coletivo. A socialização das produções foi um momento de grande valorização simbólica do trabalho, reforçando a importância da escola como espaço de autoria e expressão.

 

 

  1. Conclusão

 

O projeto “Escritores Brilhantes” evidenciou que a reescrita de textos literários é uma estratégia eficaz para promover a alfabetização de forma prazerosa, criativa e significativa. Ao se apropriarem da linguagem escrita para transformar uma história conhecida em sua própria versão, as crianças desenvolveram competências linguísticas, cognitivas e socioemocionais. Mais do que aprender a escrever, tornaram-se autoras de suas próprias narrativas, exercendo a criatividade e a afetividade que dão sentido à aprendizagem.

 

 

Referências

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

 

SABINO, Maria da Paz. A Raposa e a Lição de Amor. São Paulo: Ideall Editora, s/d.