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Morfologia e formação das palavras

Elisama Terezinha Turatti

 

DOI: 10.5281/zenodo.17643925

 

 

RESUMO

O presente artigo tem como foco de pesquisa o estudo dos processos de formação de palavras, bem como a estrutura interna presente nos vocábulos da Língua Portuguesa falada no Brasil. Para tanto, valeu-se da metologia de revisão bibliográfica.

 

Palavras-chave: Estrutura das palavras. Formação de palavras.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Este trabalho de artigo científico, trata-se de um estudo sobre a formação das palavras, estuda a estrutura interna das palavras, e como as classes gramaticais agrupam essas palavras, com base nas suas funções morfológicas e sintáticas, este estudo que foi escolhido busca aprofundar a compreensão como a morfologia influencia a organização das classes gramaticais e na formação das palavras.

A morfologia representa pilares fundamentais no estudo da linguagem humana, tem a sua palavra originada do grego”morfhe”, significa (morfo: forma), logia (logos: estudo), é o estudo da forma, da estrutura, formação e classificação das palavras. A morfologia, enquanto investiga a estrutura das palavras, desempenha um papel crucial na compreensão da gramática de uma língua. Este estudo visa explorar as interações entre morfologia e classes gramaticais.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

 

Para analisarmos e aprofundarmos, em nosso estudo, recorremos a uma revisão detalhada das literaturas existentes, exploramos as teorias e conceitos fundamentais propostos por ilustre autores da área da linguística, como Bechara e dentre outros.

E para investigar a relação entre morfologia e classes gramaticais, adotamos uma abordagem metodológica de pesquisa, textos linguísticos de autores renomados, como citados acima e utilizamos métodos quantitativos para análise de pesquisa.

Para esta pesquisa trouxermos o espaço público das escolas públicas quando estive atuando, como educadora e com as educadoras que também que diz respeito faziam parte da equipe, cumpre aqui registrar com grande gratidão a todas elas que se dedicavam a repassar seus conhecimentos.

Outro objetivo é ampliar o conhecimento no universo linguístico, e esperando assim explicitar as diversas formas de respeito à diversidade dos conhecimentos, assim, cabe o educador avaliar os métodos que serão melhor aplicados ao desenvolvimento da aprendizagem.

De acordo com pesquisa feita pelo MEC, de 7 de cada 10 alunos do 3º ano do ensino médio tem nível insuficiente em português e matemática, entre os estudantes desta etapa de ensino, menos de 4% tem conhecimento adequado nestas disciplinas. É que mostra os dados do sistema de avaliação da Educação Básica (SAEB), 2017, dados estes divulgados pelo MEC. Neste contexto, a solução para resolver, cabe o educador desenvolver e avaliar como aplicar as metodologias necessárias para que o educando aprenda com maior facilidade e aprenda a se interessar pela matéria.

Nesta pesquisa feita neste estudo do tema que foi escolhido, sobre morfologia, vemos uma grande interconexão entre a estrutura morfológica das palavras dentro das classes gramaticais e sua função sintática. Observamos que diferentes classes gramaticais exibem padrões morfológicos distintos, refletindo suas diferentes funções sintáticas. Segundo Bechara (2009), na formação das palavras dois são os principais processos de formação de palavras em português do ponto de vista de sua expressão e sua constituição: a) composição; b) derivação. Segundo amostragem de Bechara (2009), a derivação consiste em formar palavras de outra primitiva, por meio de afixos. De modo geral, especialmente na língua literária e técnica, os derivados formam os radicais de tipo latino em vez de um tipo português quando estes sofrem a evolução própria da história da língua: áureo (e não ouro), capilar ( e não cabelo), aurícula ( e não orelha), etc. (MB1, 429-430). Outros grandes autores em suas obras, explicam o assunto do estudo de morfemas, Os morfemas lexionais desempenham um papel crucial na gramática das línguas, indicando informações como número, pessoa e tempo verbal, Câmara, (1970), temos ainda, A morfologia é essencial para compreender como as palavras são formadas e como seu significado pode ser modificado através de adição de afixos. Rodrigues (2002).

 

 

CONCLUSÃO

 

Diante que foi exposto, em síntese, a morfologia é uma área muito rica e extensa que engloba a linguística, que nos faz compreender a estrutura da formação das palavras, e suas relações tanto gramatical quanto a suas funções, por meio de contribuições e estudo de autores  brasileiros, podemos assim entender, mais o assunto , deste fascinante campo de conhecimento que faz parte da nossa língua portuguesa, cabe a cada educador com sua metodologia em sala de aula, analisar qual o método de ensino a ser aplicado de melhor maneira de repassar este assunto muito importante da língua portuguesa.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BASILIO, Margarida. Formação e classes de palavras no português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2006.

 

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009.

 

CÃMARA Jr. Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1975.

 

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática de Língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

 

LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. Porto Alegre: Globo, 1979.

 

MANCAMBIRA, José Rebouças. A estrutura morfo-sintática do português. São Paulo: Pioneira, 1978.

 

MONTEIRO, José Lemos. Morfologia portuguesa. Campinas: Pontes, 2002.

 

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo, Cultrix, s.d.

 

VILELA, Mário. Gramática de língua Portuguesa. Coimbra: Almedina, 1995.