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Leitura e compreensão: um caminho lúdico para desenvolver leitores críticos

Andressa Pereira dos Santos
Naiane Rocha Fernando
Sávio de Lima Magalhães

 

DOI: 10.5281/zenodo.17545741

 

 

PÚBLICO-ALVO: Alunos do 2º B, 2º E, 2º I.

 

 

ÁREA DO     CONHECIMENTO: LÍNGUA       PORTUGUESA,      ARTES,          E COMPETÊNCIAS SOCIO EMOCIONAIS.

 

Língua Portuguesa

(EF02LP02) Localizar informações explícitas em textos.

(EF02LP05) Ler e compreender, com autonomia, textos de diferentes gêneros, reconhecendo a função social e o sentido global.

(EF02LP07) Produzir textos narrativos, descritivos e instrucionais, de forma coletiva e individual, considerando o gênero e a finalidade.

(EF02LP08) Revisar textos, com ajuda do professor e dos colegas, para melhorar clareza e ortografia.

(EF02LP11) Identificar e compreender o uso de letras maiúsculas, pontuação e segmentação de palavras na escrita.

(EF02LP15) Ler em voz alta com fluência e entonação adequada, respeitando a pontuação.

 

Arte

(EF15AR02) Explorar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, modelagem etc.) e reconhecer suas possibilidades.

(EF15AR05) Criar produções artísticas a partir de temas propostos ou de livre escolha, utilizando materiais variados.

 

Competências Socioemocionais (transversais) (Geral BNCC) Autoconhecimento e autocuidado. (Geral BNCC) Empatia e cooperação.

(Geral BNCC) Responsabilidade e cidadania.

 

 

PROBLEMÁTICA

 

A leitura é um dos pilares da formação escolar, possibilitando ao aluno desenvolver sua imaginação, ampliar o vocabulário e compreender o mundo ao seu redor. No entanto, observa-se que muitos estudantes do 2º ano ainda apresentam dificuldades em interpretar textos e expressar suas ideias com clareza.

Este projeto surge da necessidade de criar momentos de leitura que sejam ao mesmo tempo prazerosos e desafiadores, proporcionando experiências que envolvam diferentes linguagens (oral, escrita e artística) e estimulem a socialização. Através da ludicidade, da ilustração e da troca de experiências, busca-se transformar a leitura em uma prática significativa e constante.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Segundo Magda Soares (2003), alfabetizar é ensinar o código da língua escrita, enquanto letrar é possibilitar que o aluno faça uso desse código em práticas sociais. Assim, leitura e compreensão precisam estar articuladas a situações reais, em que o estudante possa atribuir sentido ao texto.

Para Vygotsky (1998), a aprendizagem se dá de forma mais eficaz na interação com o outro, sendo o professor mediador essencial nesse processo. Já Piaget (1975) destaca que a atividade lúdica é a principal via pela qual a criança assimila o mundo. Freire (1996) complementa ao afirmar que ensinar é criar possibilidades para a construção do conhecimento.

Dessa forma, a proposta deste projeto é articular leitura, interpretação e expressão criativa, com atividades que valorizem a autonomia, a oralidade e a arte, de forma contextualizada e lúdica.

 

 

DURAÇÃO: 3º BIMESTRE

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Promover o desenvolvimento da leitura e da compreensão textual nos alunos do 2º ano, por meio de atividades interativas, criativas e colaborativas que estimulem a interpretação, a oralidade e a expressão artística.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos narrativos.

Estimular a oralidade e a expressão através da discussão e da apresentação de ideias.

Incentivar a criatividade por meio da ilustração e dramatização de histórias.

Promover a cooperação e o respeito durante as atividades em grupo.

Fomentar o gosto pela leitura e pela produção coletiva.

Valorizar diferentes gêneros textuais e suas funções sociais.

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

1ª Etapa – Leitura Compartilhada (1h30):

Leitura coletiva de uma história curta ou poema do Livro Alfabetiza MT.

Conversa inicial sobre personagens, enredo e impressões pessoais.

 

2ª Etapa – Discussão e Interpretação (1h30):

Debate em grupos sobre a mensagem principal.

Elaboração, junto ao professor, de perguntas para desafiar os colegas.

 

3ª Etapa – Ilustração Criativa (2h):

Cada aluno produz uma ilustração representando a parte da história que mais gostou.

Construção de um painel coletivo com todas as produções.

 

4ª Etapa – Apresentações (2h):

Cada aluno apresenta sua ilustração e responde às perguntas elaboradas pelos colegas.

Troca de ideias, reforçando oralidade e argumentação.

 

5ª Etapa – Produção Coletiva (1h):Criação de um “livro da turma” com registros escritos, perguntas, respostas e ilustrações.

 

 

RECURSOS

 

Recursos Materiais Concretos e Recicláveis

Textos narrativos e poemas do Material Didático Complementar Alfabetiza MT.

Papel A4, cartolina, lápis de cor, giz de cera, tintas e pincéis.

Quadro branco e pincéis.

Materiais de apresentação (painéis, mural ou flip chart).

Recursos digitais (quando disponíveis: projetor, celular para fotos).

 

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação será contínua e processual, considerando:

Participação nas rodas de leitura e debates.

Qualidade das ilustrações e da produção coletiva.

Capacidade de formular perguntas e responder com clareza.

Envolvimento na apresentação oral.

Cooperação e respeito às contribuições dos colegas.

 

 

CULMINÂNCIA

 

Ao final do projeto, será realizada uma exposição das ilustrações e do livro coletivo da turma, aberta a outros alunos, professores e familiares. Esse momento celebrará o percurso de aprendizagem e dará visibilidade ao protagonismo dos alunos como leitores e autores.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

 

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: LTC, 1975.

 

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

 

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.