Buscar artigo ou registro:

 

 

Sumário - 65ª Edição | Volume 12| Número 10 | outubro/2025

  

 

Capa

 

Folha de rosto

 

Ficha Catalográfica

 

Editorial

 

Direitos Autorais

    

 

Educação

 

A Educação Especial no contexto da inclusão escolar: desafios e perspectivas contemporâneas
Erison Ricardo Marchi
Ivete Fernandes Gomes
Queila Francelina Puger
Juceli Senn
Mayara Priscila Brauna Miatelo

 

A Educação Inclusiva busca garantir o direito de todos à educação de qualidade
Lucineia Vicente Dias dos Santos

 

A Educação Infantil e o processo de Alfabetização: desafios, concepções e práticas pedagógicas
Erison Ricardo Marchi
Ivete Fernandes Gomes
Mayara Priscila Brauna Miatelo
Juceli Senn
Andreia Cândido de Oliveira

 

A história da Psicomotricidade e suas aplicações ao desenvolvimento infantil na educação
Naiane Rocha Fernando
Joicilene da Silva Ribeiro

 

A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização
Ana Lúcia de Oliveira kopsel
Vanessa Cristina de Souza Gonzales
Graciela Oliveira Silva

 

A importância da contação de histórias na Educação Infantil
Silmara Martins Coimbra
Cleusa Bispo Galvão de Oliveira
Maria Aparecida Nobre
Mauriety Rodrigues Oliveira
Regiane Alves de Souza

 

A importância da leitura na Educação Infantil
Cristiana Pereira da Silva
Eva Cardoso
Fernanda Aparecida Viana Ledesman
Solange Caldeira

 

A importância da ludicidade na Educação Infantil
Vilma Souza Alves
Patrícia Calvalcante Gama
keilla Cristina da Silva Santos
Juliane Salomão
Joelson de Souza da Silva
Fernanda Aparecida Alves da Silva

 

A importância do ensino da Língua Portuguesa na Alfabetização e Letramento
Erison Ricardo Marchi
Ivete Fernandes Gomes
Everaldo Oliveira de Souza
Sheila Oliveira do Nascimento Pinatti
Danielle da Silva Muniz

 

A inclusão e os cursos EAD
Ariêne Gomes Ferreira Amaral

 

A ludicidade e ensino – aprendizagem para alunos com transtorno do espectro autista (TEA): análise das evidências científicas no período de 2021 a 2025
Miqueias Wanzeler Moraes
Sandra Karina Mendes do Vale

 

Afetividade na aprendizagem: relação professor-aluno
Larissa Aparecida Garcia Oliveira Galvan
Maria Glauciane Lima de Sousa
Norma Sueli Peres Rocha

 

Afetividade na Educação Infantil
Tágila Souza Sanches
Demozélia Paulino de Souza Damasceno

 

Análise curricular da modalidade EJA – um olhar interdisciplinar e transdiciplinar
Angélica de Oliveira Quirino
Neuilton Messias Bezerra Junior
Karen Joana Gomes Silva Rodrigues
Fabiana Cristina Nobre de Oliveira
Tamara Silva

 

As dificuldades no processo de aquisição da leitura: um olhar sobre a prática docente
Valquíria Mariano Tavares Barroso

 

As tecnologias integradas às práticas educativas
Daniella Winges de Oliveira Barrozo
Dirce da Silva
Eriel Angela Gil dos Reis Castanha

 

Cantinho da leitura
Rosivane Santana Faria Silva
Geni Aparecida de Oliveira Lemes
Thelma Pires Geronimo Motta
Lucinalda Carneiro Lima
Maria Aparecida de Magalhães
Cintia Aparecida Lacerda Ferreira

 

Contar para brincar: autores clássicos, argumentos centrais e suas contribuições para as mini-histórias e a documentação do brincar na creche
Letícia Carvalho Silva Marques
Sâmela Siqueira Oliveira

 

Cuidar e educar de 0 a 3 anos: fundamentos, organização do cotidiano e implicações para a qualidade em creches
Letícia Carvalho Silva Marques
Sâmela Siqueira Oliveira

 

Desafios e estratégias pedagógicas para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Jady Isabela Rodrigues Ligor

 

Desafios na pandemia que ainda permanecem na escola do campo
Cintia Aparecida Lacerda Ferreira
Maria Aparecida de Magalhães
Rosivane Santana Faria Silva
Geni Aparecida de Oliveira Lemes
Marina Gonçalves Fraga
Roselene de Jesus Motta da Silva

 

Do magistrado ao facilitador uma genealogia da erosão da autoridade simbólica docente na pós-modernidade
Luciana Cristina da Costa Finardi
Marcela de Lima
Priscila Cristina Bertagna Silva

 

Edificando saberes por meio do canteiro sensorial
Rosivane Santana Faria Silva
Geni Aparecida de Oliveira Lemes
Marina Gonçalves Fraga
Cintia Aparecida Lacerda Ferreira
Maria Aparecida de Magalhães

 

Educação Especial no contexto escolar: desafios e possibilidades da inclusão
Lucineia Vicente Dias dos Santos

 

Educação inclusiva no contexto escolar a tecnologia assistiva como ferramenta para a inclusão de alunos com necessidades especiais em escola regular
Rozária de Fátima Silva dos Santos
Sandra Karina Mendes do Vale

 

Educação no contexto atual: desafios, transformações e perspectivas
Erison Ricardo Marchi
Ivete Fernandes Gomes
Maria Aparecida Francisco
Juliana Ribeiro Teixeira
Danielle da Silva Muniz

 

Educação nos anos iniciais com ênfase em Matemática: desafios e perspectivas da prática educativa contemporânea
Erison Ricardo Marchi
Ivete Fernandes Gomes

 

Ensino de química - uma análise de obstáculos enfrentados por alunos do Ensino Médio
Angélica de Oliveira Quirino
Fabiana Cristina Nobre de Oliveira
Karen Joana Gomes Silva Rodrigues
Luiza Dorilia de Melo Fuzari
Kettlley Stefania Melo Silva

 

Festa à fantasia
Cintia Aparecida Lacerda Ferreira
Maria Aparecida de Magalhães
Rosivane Santana Faria Silva
Geni Aparecida de Oliveira Lemes
Marina Gonçalves Fraga

 

Inclusão de alunos com deficiência física nas aulas de Educação Física: reflexões sobre a formação continuada de docentes das escolas públicas
Joicilene da Silva Ribeiro
Naiane Rocha Fernando
Kézia dos Santos

 

Intervenção precoce de criança com transtorno do espectro autista na Educação Infantil
Joana Célia Silva Ferreira
Sandra Karina Mendes do Vale

 

Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva
Andréia Cândida de Oliveira
Everaldo Oliveira de Souza

 

O Golpe Civil-Militar de 1964: articulações conservadoras, repressão e resistência no Brasil autoritário
Andréa Bezerra Ferreira
Dayane Ferreira Amaral Côrtes
Flávia Michelle Ferreira Oliveira
Lígia Mara Ormond Pereira
Maria José Nunes Mota

 

Políticas públicas educacionais de alfabetização no Brasil: tendências, desafios, potencialidades para a transformação educacional (2017-2024)
Elba Lorena Rodrigues Dias
Sandra Karina Mendes do Vale

 

Práticas de ensino bilíngue: desafios e estratégias no ensino de português e inglês
Keila Pereira de Oliveira
Lucimar José Dias
Marcela Vieira da Cruz
Eliane Gonçalves Ramos Rodrigues
Jucilene Brito da Conceição Santos

 

Práticas e reflexões sobre a avaliação na Educação Infantil
Gleice Karine Bispo Moura
Maria Jailsa de Sousa França
Marli da Luz Padilha

 

Projeto: combate ao bullying – desenvolvido no ano de 2021
Cintia Aparecida Lacerda Ferreira
Maria Aparecida de Magalhães
Thelma Pires Geronimo Motta
Marina Gonçalves Fraga
Rosivane Santana Faria Silva
Geni Aparecida de Oliveira Lemes
Roselene de Jesus Motta da Silva

 

Projeto: consciência negra
Cintia Aparecida Lacerda Ferreira
Maria Aparecida de Magalhães
Thelma Pires Geronimo Motta
Marina Gonçalves Fraga
Rosivane Santana Faria Silva
Geni Aparecida de Oliveira Lemes

 

Projeto: leitura
Larisse Souza Gomes Moreira
Cintia Aparecida Lacerda Ferreira
Maria Aparecida de Magalhães
Roselene de Jesus Motta da Silva
Thelma Pires Geronimo Motta

 

Tecnologia assistiva e inclusão na Educação Especial: desafios e potencialidades na perspectiva da Educação Inclusiva
Katia de Arruda Castrillon
Dulcina Francieli de Campos
Rosa Pereira da Silva Arruda
Gesislane Ferreira Santana Marques
Ramoxione Xisto da Vitória Lacerda

 

Tecnologia e metodologias ativas: transformando o currículo para uma aprendizagem significativa
Daniella Wilges de Oliveira Barrozo
Dirce da Silva
Eriel Angela Gil dos Reis Castanha

 

 

 

Saúde

 

Análise química e funcional de um bioestimulante organomineral classe A: mecanismos de ação homeopáticos, fitoterápicos, biodinâmicos e bioenergéticos na agricultura
Michele Antônia Barbosa
Valdeci Aparecido de Paula
Dra. Daniela Cristina Silva Borges
Dr. Saulo Gonçalves Pereira

 

 

 

Social

 

Vulnerabilidade socioambiental no espaço urbano de Colíder/MT e as ações de planejamento e de gestão pública
Nayara Rodrigues Madruga Barboza
Naiane de Souza Madruga Carvalho