Blue Flower

 

Im-pacto da formação continuada na práxis dos professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais da Escola Municipal Herculano Borges

ISBN livro digital: 978-85-68669-40-2

ISBN livro impresso: 978-85-68669-39-6

Educação / 211 páginas

Autora: Silvane dos Santos Ferreira da Silva

 

Nesta obra é investigado o impacto da Formação Continuada do PNAIC (2014 – Alfabetização Matemática) na práxis de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentada em autores como Franco, Nóvoa, Charlot e Schön, compreende que a formação docente vai além da acumulação de saberes, exigindo reflexão crítica e reconstrução da identidade profissional. Utiliza abordagem qualitativa, com observação participante e análise de conteúdo (Bardin), comparando planejamentos de Matemática de 2014 e 2017. A dissertação organiza-se em quatro capítulos: fundamentos teóricos da formação continuada e da práxis docente; aprofundamento sobre o PNAIC como política pública e suas estratégias; metodologia da pesquisa; e análise dos dados obtidos. O trabalho valoriza o uso de mapas conceituais (Moreira) como recurso de organização e visualização do conhecimento, defendendo a formação continuada como essencial para um ensino de Matemática inovador e de qualidade.

 

 

Sobre a autora:

 

SILVANE DOS SANTOS FERREIRA DA SILVA, licenciada em Pedagogia, bacharel em Teologia, cursando licenciatura em Letras/inglês, especialista em Educação de Jovens e Adultos, Gestão de Pessoas e Neurociência da Aprendizagem, mestre em Ensino de Ciência e Matemática/Ensino e Aprendizagem e Formação Continuada de Professores. Ambas as formações, pedagogia e mestrado, feitas pela UNEMAT. 

Atuo na Secretaria Municipal de Educação e Cultura com Formação Continuada para o corpo profissional desta pasta, acompanhamento e monitoramento de gestores municipais de educação na área de Liderança e Gestão para resultados. Além de ser monitora, redatora das Políticas Públicas que norteiam a Educação Municipal, responsável pelas ações de Ensino e aprendizagem da Secretaria. Coordenadora municipal do Programa Alfabetiza-MT, articuladora municipal do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada/RENALFA, coordenadora de Avaliações Externas e coordenadora do Ciclo de Gestão Municipal/CIGEMM (formação continuada para gestores municipais e metas municipais), responsável pelas práticas de ensino dos professores alfabetizadores e professores que atuam nos anos iniciais, responsável pelo monitoramento do ensino e aprendizagem da rede pública municipal, elaboração e desenvolvimento dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), regimentos escolares, alinhamentos das Políticas Pública nacionais e estaduais com as Políticas Públicas Municipais. Professora efetiva da rede municipal e estadual de ensino, trabalho com formação continuada em serviço de professores desde 2013. 

Linha de Pesquisa mestrado: Formação de Professores Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática- UNEMAT.ORCID:https://orcid.org/0009-0001-2826-4126. 

 

Pesquisas na Linha de Políticas Públicas Educacionais, Ensino-aprendizagem, Formação Continuada de Professores, Avaliação da Aprendizagem e indicadores. Atualmente faço parte do Grupo de Pesquisa: GEPEME-UNEMAT Polo Barra do Bugres/Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas GEPEME: Registro do Grupo no CNPQ - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2363528010068389