Leitura e compreensão: um caminho lúdico para desenvolver leitores críticos
Andressa Pereira dos Santos
Naiane Rocha Fernando
Sávio de Lima Magalhães
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 2º B, 2º E, 2º I.
ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA, ARTES, E COMPETÊNCIAS SOCIO EMOCIONAIS.
Língua Portuguesa
(EF02LP02) Localizar informações explícitas em textos.
(EF02LP05) Ler e compreender, com autonomia, textos de diferentes gêneros, reconhecendo a função social e o sentido global.
(EF02LP07) Produzir textos narrativos, descritivos e instrucionais, de forma coletiva e individual, considerando o gênero e a finalidade.
(EF02LP08) Revisar textos, com ajuda do professor e dos colegas, para melhorar clareza e ortografia.
(EF02LP11) Identificar e compreender o uso de letras maiúsculas, pontuação e segmentação de palavras na escrita.
(EF02LP15) Ler em voz alta com fluência e entonação adequada, respeitando a pontuação.
Arte
(EF15AR02) Explorar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, modelagem etc.) e reconhecer suas possibilidades.
(EF15AR05) Criar produções artísticas a partir de temas propostos ou de livre escolha, utilizando materiais variados.
Competências Socioemocionais (transversais) (Geral BNCC) Autoconhecimento e autocuidado. (Geral BNCC) Empatia e cooperação.
(Geral BNCC) Responsabilidade e cidadania.
PROBLEMÁTICA
A leitura é um dos pilares da formação escolar, possibilitando ao aluno desenvolver sua imaginação, ampliar o vocabulário e compreender o mundo ao seu redor. No entanto, observa-se que muitos estudantes do 2º ano ainda apresentam dificuldades em interpretar textos e expressar suas ideias com clareza.
Este projeto surge da necessidade de criar momentos de leitura que sejam ao mesmo tempo prazerosos e desafiadores, proporcionando experiências que envolvam diferentes linguagens (oral, escrita e artística) e estimulem a socialização. Através da ludicidade, da ilustração e da troca de experiências, busca-se transformar a leitura em uma prática significativa e constante.
JUSTIFICATIVA
Segundo Magda Soares (2003), alfabetizar é ensinar o código da língua escrita, enquanto letrar é possibilitar que o aluno faça uso desse código em práticas sociais. Assim, leitura e compreensão precisam estar articuladas a situações reais, em que o estudante possa atribuir sentido ao texto.
Para Vygotsky (1998), a aprendizagem se dá de forma mais eficaz na interação com o outro, sendo o professor mediador essencial nesse processo. Já Piaget (1975) destaca que a atividade lúdica é a principal via pela qual a criança assimila o mundo. Freire (1996) complementa ao afirmar que ensinar é criar possibilidades para a construção do conhecimento.
Dessa forma, a proposta deste projeto é articular leitura, interpretação e expressão criativa, com atividades que valorizem a autonomia, a oralidade e a arte, de forma contextualizada e lúdica.
DURAÇÃO: 3º BIMESTRE
OBJETIVO GERAL
Promover o desenvolvimento da leitura e da compreensão textual nos alunos do 2º ano, por meio de atividades interativas, criativas e colaborativas que estimulem a interpretação, a oralidade e a expressão artística.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos narrativos.
Estimular a oralidade e a expressão através da discussão e da apresentação de ideias.
Incentivar a criatividade por meio da ilustração e dramatização de histórias.
Promover a cooperação e o respeito durante as atividades em grupo.
Fomentar o gosto pela leitura e pela produção coletiva.
Valorizar diferentes gêneros textuais e suas funções sociais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1ª Etapa – Leitura Compartilhada (1h30):
Leitura coletiva de uma história curta ou poema do Livro Alfabetiza MT.
Conversa inicial sobre personagens, enredo e impressões pessoais.
2ª Etapa – Discussão e Interpretação (1h30):
Debate em grupos sobre a mensagem principal.
Elaboração, junto ao professor, de perguntas para desafiar os colegas.
3ª Etapa – Ilustração Criativa (2h):
Cada aluno produz uma ilustração representando a parte da história que mais gostou.
Construção de um painel coletivo com todas as produções.
4ª Etapa – Apresentações (2h):
Cada aluno apresenta sua ilustração e responde às perguntas elaboradas pelos colegas.
Troca de ideias, reforçando oralidade e argumentação.
5ª Etapa – Produção Coletiva (1h):Criação de um “livro da turma” com registros escritos, perguntas, respostas e ilustrações.
RECURSOS
Recursos Materiais Concretos e Recicláveis
Textos narrativos e poemas do Material Didático Complementar Alfabetiza MT.
Papel A4, cartolina, lápis de cor, giz de cera, tintas e pincéis.
Quadro branco e pincéis.
Materiais de apresentação (painéis, mural ou flip chart).
Recursos digitais (quando disponíveis: projetor, celular para fotos).
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e processual, considerando:
Participação nas rodas de leitura e debates.
Qualidade das ilustrações e da produção coletiva.
Capacidade de formular perguntas e responder com clareza.
Envolvimento na apresentação oral.
Cooperação e respeito às contribuições dos colegas.
CULMINÂNCIA
Ao final do projeto, será realizada uma exposição das ilustrações e do livro coletivo da turma, aberta a outros alunos, professores e familiares. Esse momento celebrará o percurso de aprendizagem e dará visibilidade ao protagonismo dos alunos como leitores e autores.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: LTC, 1975.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

