As tecnologias integradas às práticas educativas
Daniella Wilges de Oliveira Barrozo[1]
Dirce da silva [2]
Eriel Angela Gil dos Reis Castanha[3]
Resumo
A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente no ambiente educacional, trazendo consigo diversas possibilidades de inovação e melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar o impacto da tecnologia em sala de aula, considerando as contribuições e desafios que ela apresenta. Diversos autores destacam os benefícios da tecnologia na educação, como a possibilidade de personalização do ensino, a ampliação do acesso ao conhecimento, a motivação dos alunos e a facilitação da comunicação entre professores e estudantes. Além disso, a tecnologia pode proporcionar uma maior interatividade e colaboração em sala de aula, estimulando o desenvolvimento de habilidades importantes para o século XXI. No entanto, também foram identificados alguns desafios relacionados à utilização da tecnologia na educação, como a necessidade de formação docente adequada, a garantia da igualdade de acesso às ferramentas tecnológicas, a segurança dos dados dos alunos e a necessidade de um planejamento cuidadoso para integrar as tecnologias ao currículo escolar. Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa bibliográfica, é possível concluir que a tecnologia pode ser uma aliada importante no processo educacional, desde que seja utilizada de forma consciente e planejada. Os professores têm um papel fundamental na mediação do uso das tecnologias em sala de aula, buscando sempre integrá-las ao currículo de forma significativa e promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e colaborativa. É necessário investir na formação dos docentes e na infraestrutura das escolas para garantir que todos os alunos possam se beneficiar das oportunidades oferecidas pela tecnologia na educação.
Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Interação social.
Abstract
Technology has become increasingly present in the educational environment, bringing with it various possibilities for innovation and improvement in the teaching and learning process. In this work, a bibliographic research was carried out with the objective of analyzing the impact of technology in the classroom, considering the contributions and challenges it presents. Several authors highlight the benefits of technology in education, such as the possibility of personalized teaching, expanding access to knowledge, motivating students, and facilitating communication between teachers and students. Furthermore, technology can provide greater interactivity and collaboration in the classroom, stimulating the development of important skills for the 21st century. However, some challenges related to the use of technology in education were also identified, such as the need for adequate teacher training, ensuring equal access to technological tools, student data security, and the need for careful planning to integrate technologies into the school curriculum. Based on the results obtained in this bibliographic research, it is possible to conclude that technology can be an important ally in the educational process, as long as it is used consciously and planned. Teachers play a fundamental role in mediating the use of technologies in the classroom, always seeking to integrate them into the curriculum in a meaningful way and promoting a more dynamic and collaborative learning environment. It is necessary to invest in teacher training and school infrastructure to ensure that all students can benefit from the opportunities offered by technology in education.
Keywords: Technology. Education. Integration.
Introdução
A integração de tecnologias na sala de aula tem se mostrado cada vez mais presente e necessária no contexto educacional atual. O uso de dispositivos tecnológicos como computadores, tabletes, smartphones e softwares educacionais tem o potencial de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e engajadoras para os alunos. No entanto, essa inserção da tecnologia também traz consigo desafios que precisam ser enfrentados no cotidiano escolar.
Um dos principais desafios é encontrar o equilíbrio entre o uso adequado da tecnologia e a manutenção de uma abordagem pedagógica eficaz. É fundamental que os educadores saibam como utilizar as ferramentas tecnológicas de forma estratégica, integrando-as ao planejamento das aulas e garantindo que contribuam efetivamente para o desenvolvimento dos alunos.
Além disso, é importante considerar os limites do uso da tecnologia na sala de aula. O excesso de estímulos digitais pode prejudicar a concentração dos estudantes, impactar negativamente sua capacidade de atenção e até mesmo gerar dependência em relação aos dispositivos eletrônicos. Portanto, é essencial estabelecer regras claras e conscientizar os alunos sobre a importância do uso responsável da tecnologia.
Diante desses desafios, é fundamental que educadores e gestores escolares estejam sempre atentos às novas tendências tecnológicas, buscando formas criativas e inovadoras de integrar a tecnologia ao ambiente educacional, ao mesmo tempo em que preservam os valores essenciais da educação tradicional. Afinal, a tecnologia é uma ferramenta poderosa que pode potencializar o aprendizado dos alunos, desde que seja utilizada com sabedoria e discernimento.
Desenvolvimento
Desde o início dos tempos, a curiosidade e a vontade de saber moveram a humanidade e impulsionaram a espécie humana, em sua trajetória de desenvolvimento e evolução, até os dias atuais. Com o advento das tecnologias da comunicação e da informação (TICs), impactou, consideravelmente, a maneira como as pessoas se comunicam e, também, como aprendem. A velocidade de produção e propagação de informação e conhecimento é cada vez mais curta e se propaga por diversos meios e mídias. Para Imbérnom:
Para que o uso das TIC signifique uma transformação educativa que se transforme em melhorar, muitas coisas terão que mudar. Muitas estão nas mãos dos próprios professores, que terão que redesenhar seu papel e sua responsabilidade na escola atual. Mas outras tantas escapam de seu controle e se inscrevem na esfera da direção da escola, da administração e da própria sociedade. Imbérnom. (2010, p.36)
Para o professor, a tecnologia pode facilitar o planejamento das aulas, permitindo a criação de apresentações mais dinâmicas e interativas, o acesso a recursos educacionais online e a possibilidade de acompanhar o desempenho dos alunos por meio de plataformas digitais. Além disso, a tecnologia também pode ajudar na comunicação com os alunos, seja por meio de mensagens instantâneas ou videoconferências.
Já para os educandos, a tecnologia pode tornar as aulas mais interessantes e motivadoras, proporcionando uma maior interatividade e engajamento. Além disso, o uso de recursos digitais pode facilitar a compreensão de conceitos complexos, estimular a criatividade e promover a colaboração entre os alunos.
No entanto, é importante ressaltar que o uso da tecnologia em sala de aula deve ser feito de forma consciente e planejada, levando em consideração as necessidades e características específicas de cada grupo de alunos. É fundamental que o professor esteja preparado para utilizar as ferramentas tecnológicas de forma eficaz e que saiba integrá-las ao seu planejamento pedagógico, garantindo assim que elas contribuam efetivamente para o processo de ensino aprendizagem.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os ensinos infantil e fundamental (BRASIL, 2017):
Faz necessário compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, refletindo criticamente sobre formas para atender ao desenvolvimento das habilidades, contudo, se faz necessário levar em conta a realidade local.
É fundamental que tenhamos consciência de que a escola ideal, tanto para os alunos quanto para a comunidade escolar, é aquela que se apresenta de forma íntegra, priorizando aprendizagens significativas que enriqueçam a vida de todos os estudantes. Para isso, é essencial que a escola se modernize e acompanhe as mudanças da sociedade e dos processos tecnológicos, garantindo que cada indivíduo desempenhe seu papel como construtor e detentor do conhecimento, valorizando a diversidade cultural e o ser social.
Segundo Zagury (2006), “o exercício da docência já apresenta diversos desafios pela própria natureza da relação professor-aluno, por isso, é importante fornecer recursos suficientes e de qualidade para que esses profissionais se sintam capazes de atingir os seus objetivos”.
Para que essa educação seja de qualidade alguns cuidados com o uso das tecnologias são essenciais: tais como;
Estabeleça limites claros: Define regras e limites para o uso da tecnologia em sala de aula, garantindo que ela seja usada de forma produtiva e não como uma distração.
Integre a tecnologia de forma significativa: Utilize a tecnologia de maneira a complementar e enriquecer as atividades pedagógicas, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo.
Promova a colaboração: Incentive os alunos a trabalharem juntos utilizando ferramentas tecnológicas, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe.
Esteja aberto ao aprendizado contínuo: Mantenha-se atualizado sobre as novas tecnologias e como elas podem ser aplicadas de forma eficaz na sala de aula, buscando sempre aprender e se adaptar às mudanças.
Valorize a interação humana: Lembre-se de que a tecnologia é apenas uma ferramenta e que o contato humano é fundamental para o processo educacional. Priorize a interação entre alunos e professores, promovendo um ambiente acolhedor e estimulante.
Avalie constantemente: Faça avaliações regulares do uso da tecnologia em sala de aula, verificando sua eficácia e impacto no aprendizado dos alunos. Esteja aberto a ajustes e melhorias conforme necessário.
Ao encontrar um equilíbrio entre o uso adequado da tecnologia e uma abordagem pedagógica eficaz em sala de aula, os professores e educadores podem proporcionar uma experiência de aprendizado mais enriquecedora e significativa para os alunos.
Para garantir que o uso da tecnologia em sala de aula seja eficaz e benéfico para os alunos, é importante considerar alguns limites e precauções. Aqui estão algumas dicas para os professores agirem de forma adequada:
Estabelecer regras claras: Antes de introduzir a tecnologia na sala de aula, é importante estabelecer regras claras sobre seu uso. Os alunos devem saber quando e como podem usar dispositivos eletrônicos, bem como as consequências de seu uso indevido. Monitorar o uso da tecnologia: Os professores devem monitorar de perto o uso da tecnologia em sala de aula para garantir que os alunos estejam usando-a de forma produtiva e responsável.
Martins (2017) destaca a importância de uma visão crítica no uso das tecnologias na educação, alertando para os impactos culturais e sociais dessas ferramentas sobre o processo de ensino-aprendizagem.
Fornecer orientação e suporte: Os professores devem fornecer orientação e suporte aos alunos no uso da tecnologia, ajudando-os a desenvolver habilidades digitais e críticas necessárias para navegar no mundo digital. Promover a diversidade de ferramentas: É importante não depender exclusivamente de uma única ferramenta ou plataforma tecnológica em sala de aula. Os professores devem explorar diferentes opções e incentivar os alunos a experimentarem novas tecnologias.
Bezerra et al. (2024) afirmam que: as tecnologias digitais têm o potencial de transformar profundamente o ensino ao ampliar as oportunidades de acesso ao conhecimento e fomentar a colaboração entre estudantes e professores.
Garantir a acessibilidade: Os professores devem garantir que todos os alunos tenham acesso igual às tecnologias utilizadas em sala de aula, levando em consideração as necessidades individuais dos estudantes. Integrar a tecnologia ao currículo: A tecnologia deve ser integrada ao currículo de forma significativa, complementando e enriquecendo as atividades educacionais em vez de substituí-las.
De acordo com Tedesco (2004, p. 11):
A incorporação das novas tecnologias à educação deveria ser considerada com parte de uma estratégia global de política educativa e, nesse sentido, destaca que ‘as estratégias devem considerar, de forma prioritária, os professores’, considerando que ‘as novas tecnologias modificam significativamente o papel do professor no processo de aprendizagem e as pesquisas disponíveis não indicam caminhos claro para enfrentar o desafio da formação e do desempenho docente nesse novo contexto’.
Ao considerar esses limites e precauções, os professores podem garantir que o uso da tecnologia em sala de aula seja eficaz e benéfico para os alunos, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e engajador.
Conforme apresenta Moreira (1999):” a aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação se ancora em conceitos relevantes (subsunçores) existentes na estrutura cognitiva do aprendiz”.
Considerações Finais
Apesar dos desafios e resistências encontrados no processo de implementação, a utilização de ferramentas tecnológicas pode trazer inúmeros benefícios para o ensino e aprendizagem. A tecnologia pode auxiliar na personalização do ensino, no desenvolvimento de habilidades digitais nos alunos, na promoção da colaboração e interação entre os estudantes, além de proporcionar um ambiente mais dinâmico e motivador para a aprendizagem. É importante que os educadores estejam abertos às mudanças e se capacitem constantemente para aproveitar ao máximo o potencial das tecnologias na educação.
Referências bibliográficas
BEZERRA, Erich Teles et al. O impacto das tecnologias emergentes na educação: Transformações e desafios na era digital. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 7, p. 2992-3003, 2024
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTINS, Viviane Lima. Tecnologia de informação e comunicação (tic) e educação. Revista Científica Intr@ ciência, v. 13, n. 1, p. 1-11, 2017.
Moreira, M. A. (1999). Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
TEDESCO. J.C. Introdução. In: TEDESCO, J.C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incertezas. São Paulo: Cortez; Buenos Aires: Instituto Internacional de Planejamento de la Educación; Brasília: UNESCO, 2004.
ZAGURY, Tânia. O professor Refém. Editora Record, São Paulo, 2006.
[1] Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
[2] Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação Infantil e Anos iniciais. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
[3] Graduada em Pedagogia, Especialista em Alfabetização e Letramento. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

