Alimento que me sustenta
Sônia Cristina de Souza Araújo[1]
Odair Dias de Oliveira[2]
Ione Dias de Oliveira Santos[3]
Angela de Oliveira Santos[4]
RESUMO
Movidos pela vontade de fazer o melhor e para ativar a curiosidade dos alunos e incentivá-los a apropriar-se de novos hábitos alimentares, este projeto foi elaborado na turma do 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal 13 de Maio, do município de Nova Olímpia, Mato Grosso, com o propósito de promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
Palavras-chave: Hábito. Saúde. Consumo. Consciência.
Justificativa
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles, o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais nos quais são:
- Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;
- Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar;
- Ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final é um importante instrumento de conscientização.
Introdução
Alimentar de forma saudável contribuem para o bem-estar do nosso corpo nos imunizando de doenças. Por isso, identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos é de suma importância, assim como refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene.
Deste modo, temos que valorizar atitudes relacionadas à saúde, alimentação e ao bem-estar individual e coletivo.
Desenvolvimento
As aulas foram direcionadas da seguinte forma:
Conversa informal com levantamento de hipóteses.
Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
“Piquenique na escola” com frutas doadas pela Semec (secretaria municipal de educação e cultura) e pelos alunos que relataram sua preferência para degustação.
Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos.
Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos.
Trabalho com recorte de frutas, verduras, legumes para construção de um prato que represente uma alimentação saudável.
Preparação e degustação de receitas saudáveis: salada de frutas e suco.
Palestra com a presença da profissional da área de nutrição da Semec (secretaria municipal de educação e cultura).
Sala de leitura: história “O grande rabanete -Tatiana Belinky. Leitura feita por aluno.
Questionamento e entendimento da história.
Camilão, o Comilão! - Ana Maria Machado.
Lista de convidados que ajudaram Camilão.
Confeccão convite de comilança que o Camilão vai dar a seus amigos.
Cartaz: Pirâmide Alimentar.
Cartaz com o auxílio das crianças:
Desenho do que o aluno comeu antes de ir para a aula.
Questionamento: Você acha que sua alimentação é saudável?
Anotação dos nomes das frutas para fazer uma salada de frutas na sala.
Degustação da salada de frutas.
Tabela e Gráfico com as frutas preferidas da turma:
RECURSOS
-Sala de leitura
-Música com gesto
- Recorte
-Colagem
-Modelagem
- Desenho livre
-Recursos audiovisuais e multimidia
- Laboratório de Informática
-Palestra sobre alimentação saudável
- Aventais coloridos
Produto final
Todo o trabalho desenvolvido no projeto foi registrado no caderno do aluno e na conclusão, houve uma exposição do que os alunos aprenderam sobre o tema.
Nesta exposição, teve cartazes, os cadernos concluídos e apresentações orais.
Finalizamos o projeto com um momento de degustação “Piquenique na escola” com frutas diversas.
Avaliação
A avaliação ocorreu de forma coletiva, onde os alunos se posicionaram sobre os momentos trabalhados identificados em relatos expostos na sala.
Considerações finais
Professores e funcionários empenharam-se em orientar os alunos sobre a melhor maneira de se alimentar. Diante disso, acreditamos que esse tipo de atividade envolvendo educação nutricional, devem ser realizados na escola a fim de que hábitos alimentares das crianças e suas famílias possam ser melhorados.
Bibliografia
BELINKY, Tatiana. O grande rabanete.
Blog http://nutri-ale.blogspot.com.br/ - Blog sobre nutrição infantil
Fotos de arquivo pessoal.
MACHADO, Ana Maria. Camilão, o Comilão!
MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
[1] Professora da Educação Básica, habilitada em Pedagogia pela SIFASUL, pós-graduada em Interdisciplinaridade ICE. Email:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
[2] Professor da Educação Básica, habilitado em Pedagogia pela UFMT(NEAD), pós-graduado em Gestão Escolar pelo Instituto Prominas. Email:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
[3] Professora da Educação Básica, habilitada em Pedagogia pela UFMT (NEAD), pós-graduada em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Prominas. Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
[4] Professora da Educação básica, habilitada em Pedagogia pela UFMT(NEAD), pós-graduada em Gestão Escolar pelo Instituto Prominas e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clinica pelo Centro Universitário Faveni- UNIFAVENI. Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

