Editorial
“A diversidade garante que crianças possam sonhar, sem colocar fronteiras ou barreiras para o futuro e os sonhos delas.” (Malala Yousafzai)
Sonhar é o primeiro direito da infância, uma semente plantada no presente com a promessa de um amanhã pleno de possibilidades. É permitir que cada olhar, a partir de sua singularidade, imagine mundos, invente caminhos e acredite no seu próprio potencial. Cada história contada, cada exemplo representado e cada espaço que acolhe as diferenças representa um passo em direção a um futuro mais justo e criativo, onde nenhum sonho é pequeno demais ou distante demais por causa de quem se é.
A profunda reflexão de Malala Yousafzai nos lembra que a diversidade é o solo fértil onde os sonhos mais autênticos e inovadores germinam. Diferente de um mundo homogêneo que limita e padroniza, um ambiente plural oferece infinitos espelhos e janelas. Nele, as crianças não apenas se veem representadas, mas também aprendem que o futuro não tem um rosto único, um gênero único, uma cultura única. Não há barreira que resista ao poder de uma criança que se sente vista, ouvida e capaz.
Na ISCI Revista Científica, acreditamos que a ciência, a educação e o conhecimento devem ser ferramentas de inclusão e ampliação de horizontes. Cada pesquisa publicada, cada debate sobre equidade e cada estudo multidisciplinar são expressões desse compromisso com um saber que celebra a pluralidade. Acreditamos que um futuro verdadeiramente promissor se constrói quando todas as vozes são ouvidas, todas as inteligências são valorizadas e todos os sonhos são considerados possíveis.
Agradecemos a todos que caminham conosco nesta jornada por um mundo acadêmico e social mais diverso e inclusivo: autores, leitores, pareceristas e colaboradores. Juntos, reafirmamos a certeza de que investir na diversidade é investir na riqueza do amanhã. É um gesto de esperança e responsabilidade que remove fronteiras, derruba barreiras e constrói, dia após dia, um futuro onde cada criança, e cada adulto que ela virá a ser, tenha a liberdade infinita de sonhar.
Prof.ª Ma. Luzinete da Silva Mussi[1]
Diretora Editorial da ISCI Revista Científica
[1] Diretora do Instituto Saber de Ciências Integradas. Pedagoga. Licenciada em Educação Física. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Sociologia e Filosofia e em Gestão Educacional. Mestra em Ciências da Educação. Atua na Área Educacional desde 1976. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.