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A importância da Educação Ambiental no ensino básico sobe a perspectiva do estágio supervisionado

Rhelmiton Lins

 

DOI: 10.5281/zenodo.17610446

 

 

RESUMO

Por ser recorrente, a educação ambiental no ensino básico é uma temática que deve ser desenvolvida. O meio ambiente é fundamental para vida na terra e com a constante degradação da natureza a vida corre sério risco de extinção, seja vida humana, fauna e flora. A proposta dessa pesquisa foi analisar como a educação ambiental está estrutura no ensino básico e quais as consequências do não uso sustentável desse meio e como as escolas podem abordar essa temática.

 

Palavras-chave: Educação ambiental. Projetos escolares. Sustentabilidade.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

A proposta deste trabalho é mostrar que a educação ambiental na matriz escolar do ensino básico é de muita importância visto que é uma temática recorrente há décadas. Muito se tem falado em meio ambiente na atualidade e como a degradação está cada vez mais recorrente tendo como consequência a destruição de vidas. A fauna e a flora são constantemente devastadas e para mudar esse cenário é preciso que haja políticas públicas eficazes para preservá-lo.

Por outro lado, a educação ambiental deve ser trabalhada nas escolas, principalmente no ensino básico, pois é lá que os futuros adultos poderão se sensibilizar com o meio ambiente. A proposta educacional para essa temática deve ser reestruturada, contudo não é a temática desse trabalho, sabendo disso cabe aos docentes elaborarem propostas que visam desenvolver a participação dos discente com o meio natural e que os envolvam na participação efetiva de preservação da natureza.

O trabalho nos mostra o que venha a ser educação ambiental e como as escolas, juntamente com professores engajados podem contribuir para que haja uma efetiva participação e conscientização dos discente para com o meio ambiente. Dessa forma a pesquisa deixa claro, respectivamente, o que venha a ser educação ambiental e como essa temática pode ser trabalha nas escolas.

 

 

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

 

Com a crescente necessidade de práticas que visam o desenvolvimento de sustentabilidade a área escolhida para esta pesquisa é Educação Ambiental. Dessa forma, será feito um estudo sobre o que venha ser a educação ambiental e compreender o porquê ela é tão importante, sendo motivo de estudos correntes, por outro lado será analisado qual a importância de se trabalhar a educação ambiental na escola e como ela está estruturada no currículo da educação básica. Assim:

 

Tomando-se como referência o fato de a maior parte da população brasileira viver em cidades, observa-se uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea. (JACOB, 2003, p. 190)

 

É possível perceber, segundo Jacob 2003, que há uma crise ambiental que vem se alastrando por centenas de anos e que é preciso desenvolver ações que mude o comportamento da população referente a degradação do meio ambiente. Uma alternativa eficiente é a conscientização, pois a degradação afeta toda a vida na terra. Dessa forma, educar os jovens para que eles possam iniciar a preservação do meio ambiente começando pelas escolas e em casa é sem dúvidas um lugar de recomeço, "a educação é formada por sujeitos que não se limitam a experimental as influências do ambiente de forma passiva, mas ativamente busca informação e elabora a conduta." (DALMORA, 2011, p. 102).

Educação ambiental nada mais é que a educação através de práticas escolares. Educar e mostrar aos discentes a importância que a natureza tem para a vida e que sua destruição implica diretamente na vida na terra sendo essa prática definida por todos os países do mundo, assim:

 

Atualmente, a Educação Ambiental é, efetivamente, apresentada como necessária para todas as nações, devendo ser permanente na formação do cidadão e presente em todos os níveis de ensino. Desde as primeiras formulações, projetos e experiências, foram se configurando e originaram um amplo coletivo de educadores, que têm feito diferença no modo como cada cidadão convive e se apropria dos recursos naturais. (DALMORA, 2011, p. 4)

 

A sustentabilidade e educação ambiental no âmbito escolar sob a perspectiva de projetos escolares é o primeiro passo para que se tenha uma eficiente conscientização dos alunos sobre o impacto que a população está causando ao meio ambiente, mostrando que é urgente elaborar propostas para a diminuição da degradação do ecossistema e a escola tem papel fundamental neste cenário.

As instituições podem elaborar, dentre as diversas possibilidades voltada para projetos, aula de campo, exploração da fauna e flora local, coleta seletiva na escola e com possibilidade de expansão para a comunidade etc. Veja que são inúmeras alternativas e cabe ao docente juntamente com os discentes elaborarem estratégias que mais se adequam as suas realidades. A preservação ambiental está frisada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, enfatizando a quão importância é tratar essa temática nas escolas, veja:

 

A proposta do educador pesquisador é operacionalizada quando se realizam diagnósticos da realidade. Esta é uma forma de aproximar os educadores e a instituição de ensino às comunidades e se torna uma oportunidade para que as questões ambientais sejam abordadas, em especial aquelas diretamente ligadas ao contexto. Propostas de pesquisa-ação permitem desencadear a reflexão das situações reais através do debate e problematização na busca de alternativas e na participação nas relações da economia e da sociedade na apropriação dos recursos naturais. (DALMORA, 2011, p. 145)

 

Em 1972 quase cinco décadas, houve uma conferência muito discutida e revisada, a conferência de Estocolmo. O destaque da conferência foi informar e conscientizar a população de que a natureza não é uma fonte inesgotável de recursos para ser explorado. A conferência, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), contou com a participação de 113 países e teve por objetivo desenvolver propostas que buscavam amenizar o impacto ambiental causado pela degradação da natureza. Entre os objetivos destacam-se as mudanças climáticas, a diminuição dos metais pesados que são descartados na natureza. Assim, podemos perceber que a preocupação com o meio ambiente não é atual, contudo, não deixa de ser uma discussão contemporânea.

A partir desse momento a preocupação com o ambiente teve maior relevância sendo desenvolvido outros projetos, veja:

 

Aproveitando a energia gerada pela Conferência, a Assembleia Geral criou, em dezembro de 1972, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), que coordena os trabalhos da família ONU em nome do meio ambiente global. Suas prioridades atuais são os aspectos ambientais das catástrofes e conflitos, a gestão dos ecossistemas, a governança ambiental, as substâncias nocivas, a eficiência dos recursos e as mudanças climáticas. (NAÇÕESUNIDAS, 2018, n.p.)

 

Além disso, instituições não governamentais (ONGS) desenvolvem projetos para que o impacto ambiental seja reduzido. Em relação as instituições governamentais políticas públicas foram criadas para que se tenha normas a serem seguidas, "existe, portanto, a necessidade de incrementar os meios de informações e acesso a eles, bem como o papel indutivo do poder público nos conteúdos educacionais [...]" Jacob 2003.

A educação ambiental está imbricada na matriz curricular escolar do ensino básico em todas as modalidades, contudo, não há uma disciplina específica para tratar sobre essa temática, sendo desenvolvidas em termos abrangentes, mas significativos. Sendo assim, segundo Jacob 2003, o educador tem a função de mediador na construção de referências ambientais e deve saber usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito da natureza.

Por fim, devo enfatizar que uma alternativa para o trabalho nas escolas em relação a educação ambiental seria em formas de projetos. O trabalho a partir de projetos sistematiza de forma mais clara e prática os conceitos abordados pela teoria. Segundo Bertram, os projetos são uma maneira de organizar os conhecimentos sistematizados pela humanidade e garantir a participação ativa dos agentes educacionais, professores, alunos, pais e comunidade em geral. Na maioria dos currículos a educação ambiental está estruturada de forma implícita cabendo então ao docente a sua exploração de forma direta fazendo com que essa temática seja ampliada e significativa a todos.

 

 

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

 

Grande parte da observação foi realizada na instituição escolhida, assim como a entrevista de professores e equipe gestora, outra parte da pesquisa foi elaborada via whatsapp com a equipe gestora devido a pandemia do Corona vírus (2019).

O estágio supervisionado é o momento em que o graduando faz relação entre teoria e prática. É nesse momento em que o aluno vai poder verificar com mais intimidade a prática de sua formação e terá uma experiência em seu campo de atuação:

 

... estágio curricular é compreendido como um processo de experiência prática, que aproxima o acadêmico da realidade de sua área de formação e o ajuda a compreender diversas teorias que conduzem ao exercício da sua profissão. (MOLINARI; SCALABRIN, 2013, p. 4)

 

No campo da educação, essa disciplina é para que o estudante possa ter acesso ao seu futuro local de trabalho, pois é o momento em que ele passará, ou se espera que passe, por todas as etapas de sua atuação. Primeiramente espera-se que o aluno faça observações nos diferentes espaços que compõe a unidade escolar e caberá ao graduando observar as estruturas físicas da instituição desde a sua faixada até o interior das salas de aula.

Após a observação do espaço físico o estagiário participará das reuniões de pais, reuniões de professores e gestores para que ele tenha ciência das diversas funções docentes, coordenadores e gestores.

Nota-se que estágio é um momento muito importante na vida do estudante, pois é nesse período que o aluno terá acesso as realidades de sua futura profissão e assim poder preparar-se para os possíveis desafios da profissão. A prática deverá ser refletida a cada etapa da formação docente.

O estágio supervisionado I realizado na Escola Luiz Carlos Ceconello, no município de Lucas do Rio Verde-MT. A instituição atende em dois períodos, sendo matutino e vespertino. A escola atende o ensino fundamental I (anos iniciais) e ensino fundamental II (anos finais).

A temática escolhida foi educação ambiental pela grande necessidade em tratar esse tema nas escolas, é notório que a preocupação dos ambientalistas vem crescendo a cada ano. Isso pelo fato de que há muitas espécies diminuindo, seja na fauna ou flora, além da crescente degradação do meio ambiente.

O município de Lucas do Rio Verde-MT trabalha com a coleta seletiva de resíduos úmidos e recicláveis. É uma medida positiva a fim de diminuir o impacto que o lixo pode causar no meio ambiente, sendo que grande parte desses materiais vão para reciclagem. Essa postura, de sustentabilidade é notória na escola, pois os alunos entendem a importância da separação do lixo.

 

 

4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (CONSIDERAÇÕES FINAIS)

 

O estágio supervisionado é o primeiro contato com o acadêmico com o seu novo meio de trabalho. É de suma importância para que o discente possa se familiarizar com esse novo ambiente e tenha os diversos contatos e veja os pontos positivos e negativos da atuação, assim ele poderá se preparar para as adversidades que possam ocorrer.

A proposta do estágio é promover esse primeiro contato, para a minha formação foi de suma importância, pois eu me aprofundei e entendi de forma mais ampla o que venha a ser a docência assim como as outras repartições em que a instituição escolar está estruturada como direção, coordenação, secretarial e outras.

Por fim, a temática a bordada como já citada no corpus desse trabalho é de muita importância tendo em vista que o meio ambiente está constantemente sendo pauta de diversas manifestações, isto porque o ser humano está, por centenas de anos, degradando esse bem natural, possivelmente achando que ele é um bem inesgotável. As diversas pesquisas já provaram que a realidade não é essa, o meio ambiente é um bem em constante modificação natural e humana, que na maioria das vezes são modificações que causam malefícios. Dessa forma cabe através de educação mudar essa realidade sensibilizando que a natureza precisa de cuidados e que estamos destruindo esse recurso tão primordial a vida. A proposta final desse trabalho foi elaborar uma proposta sustentável que pudesse beneficial o cidadão, o meio ambiente e a comunidade, a horta orgânica a proposta final escolhida, pois visa trabalhar de forma direta tudo que foi abordado neste trabalho, sustentabilidade, meio ambiente, educação e preservação.

 

 

REFERÊNCIAS

 

A ONU e o meio ambiente. Disponível em: <nacoesunidas.org/acao/meio- ambiente> Acesso em: 03/04/2020.

 

BERTRAM, Rosangela C. Machado. Gestão de projetos escolares. Indaial: Uniasselvi, 2018.

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 18 ed. rev. ampl. São Paulo: 1998.

 

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

 

CUBA, Marcos Antonio. Educação Ambiental nas escolas. ECCOM, v.1, n. 2, p.23-31, 2010.

 

JACOB, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Caderno de pesquisa, n. 118, p189-205, 2003.

 

DALMORA, Eliane. Educação Ambiental. Indaial: Uniasselvi, 2011.

 

MOLINARI, C. Adriana Maria; SCALABRIN, Izabel Cristina. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. [s.e.] [2013?].

 

TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo. Metodologia do trabalho acadêmico. Indaial: UNIASSELVI, 2011.

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