LetrAção: alfabetização e letramento de forma lúdica e criativa
Sávio de Lima Magalhães
Rhelmiton Lins
Público alvo: Alunos do 2º B e 2º C.
Área do conhecimento: Língua portuguesa, matemática, artes, ciências, ensino religioso e competências socio emocionais.
Língua Portuguesa
(EF02LP02) Localizar informações explícitas em textos.
(EF02LP05) Ler e compreender, com autonomia, textos de diferentes gêneros, reconhecendo a função social e o sentido global.
(EF02LP07) Produzir textos narrativos, descritivos e instrucionais, de forma coletiva e individual, considerando o gênero e a finalidade.
(EF02LP08) Revisar textos, com ajuda do professor e dos colegas, para melhorar clareza e ortografia.
(EF02LP11) Identificar e compreender o uso de letras maiúsculas, pontuação e segmentação de palavras na escrita.
(EF02LP15) Ler em voz alta com fluência e entonação adequada, respeitando a pontuação.
Arte
(EF15AR02) Explorar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, modelagem etc.) e reconhecer suas possibilidades.
(EF15AR05) Criar produções artísticas a partir de temas propostos ou de livre escolha, utilizando materiais variados.
Matemática(aplicada nos jogos e atividades de letras/palavras com contagem, organização e sequência)
(EF02MA05) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de milhar.
(EF02MA17) Resolver problemas de adição e subtração com números naturais.
Ciências(nas atividades com objetos e materiais do cotidiano)
(EF02CI01) Identificar características de materiais e objetos do cotidiano, reconhecendo suas propriedades e possibilidades de uso.
(EF02CI03) Reconhecer a importância da reutilização e do reaproveitamento de materiais.
Ensino Religioso (nas rodas de conversa e interações entre turmas)
(EF02ER01) Respeitar e valorizar a diversidade cultural e religiosa nas interações.
(EF02ER03) Desenvolver atitudes de cooperação, solidariedade e empatia nas atividades coletivas.
Competências Socioemocionais (transversais)
(Geral BNCC) Autoconhecimento e autocuidado.
(Geral BNCC) Empatia e cooperação.
(Geral BNCC) Responsabilidade e cidadania.
PROBLEMÁTICA
O presente projeto surgiu a partir das observações dos docentes frente ao processo de alfabetização e letramento, além dos resultados das avaliações diagnósticas externas e internas. Com isto pensamos em ferramentas que ultrapassem os métodos e materiais convencionais, dessa forma sabendo que a ludicidade desempenha importante papel nessa faixa etária desenvolvemos este projeto com objetivo principal de promover ferramentas de alfabetização e letramento para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, utilizando recursos lúdicos, materiais concretos e estratégias inovadoras que estimulem a participação, a criatividade e a interação entre as turmas. A proposta será desenvolvida pelos professores Sávio Magalhães e Rhelmiton Lins, na EMEB Prof. Alcídia Divanir Simões Sales Pavan, em Sinop-MT, no período de agosto a dezembro de 2025.
JUSTIFICATIVA
O processo de alfabetização e letramento é fundamental para a formação integral do aluno, pois é a partir da aquisição da leitura e da escrita que a criança amplia sua autonomia, capacidade crítica e inserção social. Conforme aponta Magda Soares (2003), “alfabetizar é ensinar o código da língua escrita, e letrar é ensinar a fazer uso dessa língua escrita nas práticas sociais”. Assim, entende-se que alfabetização e letramento não são etapas isoladas, mas processos que devem caminhar juntos, de forma contextualizada e significativa.
Nesse sentido, a utilização de recursos lúdicos e materiais concretos potencializa a aprendizagem, pois aproxima o conhecimento das vivências cotidianas dos alunos. Para Piaget (1975), “a atividade lúdica é a forma privilegiada pela qual a criança assimila o mundo que a cerca”. Portanto, o jogo e o uso de objetos manipuláveis não são apenas instrumentos de entretenimento, mas sim meios de construção do pensamento, da linguagem e da interação social.
Ao propor atividades colaborativas entre duas turmas de 2º ano, busca-se também ampliar os espaços de socialização e cooperação, elementos fundamentais no processo de aprendizagem. Vygotsky (1998) já afirmava que “é na interação com o outro que a criança se apropria dos instrumentos culturais”, destacando a importância do aprendizado em grupo e da mediação do professor como facilitador desse processo.
Além disso, o projeto tem o compromisso de dialogar com a realidade local e com a diversidade presente na sala de aula. Como lembra Freire (1996), “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção”. Dessa forma, ao utilizar materiais do cotidiano e recicláveis – como tampinhas, caixas, rolos de papelão e latas – não apenas se promove uma aprendizagem significativa, mas também se desenvolvem valores de sustentabilidade, criatividade e consciência cidadã.
A ludicidade no processo de alfabetização é uma via de acesso à imaginação, à expressão e ao prazer em aprender. Kishimoto (2011) ressalta que “o brincar é a linguagem da infância”, sendo, portanto, indispensável na construção da identidade da criança e no fortalecimento de vínculos com o conhecimento. Quando a criança aprende brincando, sua motivação é maior, e sua aprendizagem, mais duradoura.
Outro ponto essencial é que a proposta estimula a produção coletiva de textos, a oralidade e o registro das experiências vividas. Para Kleiman (2008), o letramento escolar deve considerar as práticas sociais de leitura e escrita, pois somente assim o aluno desenvolverá competências que extrapolem os muros da escola. Nesse sentido, o projeto valoriza a escrita criativa, a leitura compartilhada e a construção de um livro coletivo das turmas, reforçando o protagonismo estudantil.
Dessa forma, o projeto justifica-se pela necessidade de garantir às crianças um processo de alfabetização e letramento que seja prazeroso, contextualizado e participativo, reconhecendo a infância como uma etapa única, que demanda experiências ricas, desafiadoras e socialmente relevantes. Ao unir ludicidade, interação entre turmas e uso de materiais concretos, busca-se não apenas ensinar a ler e escrever, mas formar sujeitos críticos, criativos e capazes de interagir com o mundo de forma consciente e transformadora.
DURAÇÃO: 3º E 4º BIMESTRES
OBJETIVO GERAL
Promover ferramentas de alfabetização e letramento para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de forma lúdica e interativa, utilizando materiais concretos e estratégias inovadoras que favoreçam o protagonismo e a participação ativa dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma prazerosa e significativa, despertando o interesse dos alunos pelo contato constante com diferentes gêneros textuais, de modo a promover o hábito da leitura e a compreensão da escrita como ferramenta de comunicação e expressão.
Utilizar materiais do cotidiano e confeccionados pelos alunos para atividades práticas, valorizando a cultura do reaproveitamento, incentivando a autonomia e possibilitando a construção de jogos e recursos pedagógicos que aproximem o aprendizado da realidade das crianças.
Estimular a criatividade e o pensamento crítico, por meio de atividades que desafiem a imaginação, a invenção de histórias, a resolução de problemas e a reflexão sobre o mundo em que vivem, ampliando sua capacidade de argumentação e de criação.
Favorecer a socialização e o trabalho colaborativo entre turmas, fortalecendo vínculos afetivos e promovendo o respeito mútuo, a cooperação e a troca de experiências, em consonância com a importância da aprendizagem coletiva como destaca Vygotsky (1998).
Ampliar o repertório linguístico e cultural dos estudantes, proporcionando contato com textos literários, músicas, poesias, jogos de linguagem e práticas de oralidade, de modo que os alunos possam vivenciar a leitura e a escrita como práticas sociais essenciais.
Promover a autonomia e o protagonismo das crianças, incentivando-as a participar ativamente do processo de aprendizagem, tomar decisões nas produções coletivas e valorizar suas próprias criações e descobertas.
Integrar leitura, escrita, oralidade e ludicidade, de forma a tornar o processo de alfabetização mais dinâmico, interativo e prazeroso, respeitando os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.
Valorizar a identidade e a experiência de cada aluno, criando oportunidades para que compartilhem memórias, histórias e vivências pessoais e familiares, fortalecendo sua autoestima e o sentimento de pertencimento ao grupo escolar e à comunidade.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O projeto será desenvolvido por meio de atividades lúdicas, dinâmicas de grupo, jogos pedagógicos, produção de materiais concretos e oficinas criativas. Os materiais utilizados serão confeccionados, boa parte, pelos próprios alunos ou coletados de seus cotidianos, como caixas, garrafas, tampinhas, papéis, retalhos e outros objetos recicláveis.
As atividades serão realizadas de forma integrada entre as duas turmas, promovendo momentos de interação, troca de experiências e desafios coletivos. A metodologia contará com:
- Captação de insumos pedagógicos e recicláveis para confecção de materiais concretos que facilitem o processo de alfabetização e letramento;
- Instrumento para facilitar a leitura;
- Trabalhar diferentes gêneros textuais como bilhete, carta, receita, poema, tirinhas e fábulas;
- Oficinas de escrita criativa utilizando cartões, cartazes e murais;
- Jogos de letras e palavras além do letramento matemático construídos com tampinhas e blocos e etc;
- Gincana entre as turmas no decorrer do projeto;
- Rodas de leitura e contação de histórias;
- Participação da Mostra Pedagógica Escolar.
As duas turmas participarão juntas, sempre que possível, de atividades semanais ou quinzenais, promovendo jogos cooperativos e desafios literários. Em algumas atividades, os alunos serão divididos em grupos mistos, estimulando a troca de saberes e a construção coletiva do conhecimento.
RECURSOS
1 Recursos Materiais Concretos e Recicláveis
- Tampinhas de garrafa (plástico ou metal)
- Caixas de leite (limpas e secas)
- Latas (como de leite em pó)
- Rolos de papelão (de papel toalha ou higiênico)
- Caixas de papelão variadas
- Palitos de sorvete ou de churrasco
- Garrafas PET pequenas
- Retalhos de tecido, papel colorido, cartolina
- Massa de modelar ou argila
- Alfabeto móvel confeccionado com os materiais acima
Recursos de Leitura e Escrita
- Livros literários infantis
- Textos impressos (poemas, bilhetes, parlendas, trava-línguas)
- Cartazes e murais para exposição
- Cadernos e folhas de registro
- Fichas de leitura e escrita
- Cartões com letras e palavras
Recursos Lúdicos e Jogos Pedagógicos
- Jogos de memória com letras e palavras
- Dominó de palavras e figuras
- Trilha de leitura (tabuleiro confeccionado com cartolina ou tecido)
- Bingo de letras e sílabas
- Caça-palavras e cruzadinhas confeccionados pelos alunos
- Roleta de palavras (confeccionada com papelão)
- Recursos Tecnológicos (quando disponíveis)
- Caixa de som para músicas e poesias gravadas
- Projetor multimídia ou TV para exibição de imagens e vídeos curtos
- Gravador de áudio ou celular para registro da oralidade dos alunos
- Ferramentas digitais simples (como apresentações de slides)
Recursos de Apoio às Atividades
- Quadro branco e pincéis
- Lápis grafite, borracha, apontador
- Lápis de cor, giz de cera, canetinha
- Tesoura sem ponta e cola
- Fitas adesivas e barbante para montagem de jogos
- Pastas e envelopes para guardar produções dos alunos
Espaços da Escola
- Sala de aula (atividades regulares)
- Biblioteca (rodas de leitura e pesquisa)
- Pátio (atividades coletivas e jogos em grupo)
- Auditório (apresentações e culminância do projeto)
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e processual, considerando a participação, o envolvimento, a evolução na leitura e escrita e a capacidade de interação e colaboração entre os alunos. Serão utilizados registros fotográficos, portfólios das produções e observações pedagógicas.
CULMINÂNCIA
A culminância do Projeto de Alfabetização e Letramento Lúdico será realizada no final do mês de novembro de 2025, no pátio ou auditório da EMEB Prof. Alcídia Divanir Simões Sales Pavan, reunindo as duas turmas do 2º ano, professores, gestores, funcionários e familiares dos alunos. O objetivo principal desse momento será socializar os conhecimentos adquiridos durante o projeto, valorizar o protagonismo das crianças e promover a integração entre as turmas e a comunidade escolar.
O evento terá início com uma apresentação coletiva. Em seguida, será organizada uma exposição dos materiais concretos confeccionados pelas crianças ao longo do projeto, como jogos de letras, trilhas de leitura, cartazes e murais. Os visitantes terão a oportunidade de interagir com esses recursos, jogando e experimentando as produções junto com os alunos.
Na sequência, acontecerá a Feira de Leitura, espaço dedicado à apresentação dos livros coletivos produzidos pelas turmas, com textos, relatos e histórias criados ao longo das atividades. Alguns alunos farão a leitura em voz alta de trechos escolhidos, compartilhando com o público suas produções. Ainda dentro dessa proposta, será realizada uma apresentação teatral ou dramatização simples, elaborada pelas turmas, que representará uma história coletiva ou uma encenação criativa sobre o “mundo das letras e palavras”.
Outro momento importante será o Espaço da Oralidade, em que os alunos terão a oportunidade de recontar histórias já trabalhadas durante o projeto, bem como apresentar poemas, trava-línguas e jogos de linguagem, fortalecendo sua oralidade e expressão criativa.
Para finalizar, será promovida uma atividade lúdica e integradora entre as duas turmas, como uma caça ao tesouro de palavras pelo pátio da escola ou um bingo de letras, proporcionando diversão e reforçando os conteúdos trabalhados. Ao término, cada aluno receberá um certificado simbólico de participação, em reconhecimento ao seu empenho e dedicação durante o projeto.
Essa culminância representará não apenas um fechamento, mas também a celebração de um percurso de descobertas, aprendizagens e conquistas no processo de alfabetização e letramento, fortalecendo a parceria entre escola e família e deixando nas crianças memórias afetivas ligadas à leitura e à escrita.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KISHIMOTO, TizukoMorchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KLEIMAN, Ângela. Letramento e escolarização. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: LTC, 1975.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.