Cantando, brincando e rimando: divertindo-se com as palavras
Gabriele Castão Rengel
Kézia dos Santos
Rafaeli Gonçalves de Meira
Regiane Maria da Silveira Maciel
RESUMO
O presente artigo apresenta o projeto "CANTANDO, BRINCANDO E RIMANDO: Divertindo-se com as palavras", realizado na EMEB Professora Alcídia Divanir Simões Sales Pavan com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Buscando aplicar os conceitos de aprendizagem significativa, ludicidade e consciência fonológica utilizando as rimas como meio de alfabetização e letramento, o projeto teve como objetivo geral: proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental experiências lúdicas, estimulando a leitura, a escrita, a criatividade e o pensamento crítico, de forma interdisciplinar, integrando Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, História e Geografia. E como específicos: identificar rimas em poemas, quadrinhas, parlendas, hinos cívicos e músicas regionais; produzir em grupos rimas criativas; compreender a importância da sonoridade no uso da linguagem; promover a leitura em voz alta e a recitação de textos rítmicos; realizar um recital de quadrinhas e música criada coletivamente com as rimas dos nomes dos estudantes. Foi desenvolvido através de metodologias ativas: utilização do MDC Alfabetiza MT, exposições temáticas, leitura, escrita e escuta de quadrinhas, músicas, parlendas e hinos, criação de música com palavras que rimam com os nomes dos estudantes, recital, danças, vídeos, atividades impressas, escritas e orais e diversos jogos tem sua fundamentação no uso de rimas para alfabetização. Como base teórica teve a BNCC e o MDC Alfabetiza MT e Magda Soares (2020) entre outros. O resultado foi uma grande evolução da consciência fonológica, inclusive com avanço de hipótese de escrita entre os estudantes ao longo da aplicação do projeto com aulas prazerosas e divertidas. Concluiu-se que explorando as rimas os estudantes ampliam seu vocabulário, aprimoram a consciência fonológica e desenvolvem habilidades de leitura e escrita de forma lúdica e envolvente por meio da sonoridade.
Palavras-chave: Rima. Ludicidade. Consciência Fonológica.
Abstract
This article presents the project “SINGING, PLAYING AND RHYMING: Having fun with words,” carried out at EMEB Professora Alcídia Divanir Simões Sales Pavan with 1st-grade elementary school students. Seeking to apply the concepts of meaningful learning, playfulness, and phonological awareness, using rhymes as a means of literacy and language development, the project had the general objective of providing 1st-grade students with playful experiences that stimulate reading, writing, creativity, and critical thinking in an interdisciplinary way, integrating the subjects of Portuguese Language, Arts, Physical Education, History, and Geography. The specific objectives were: to identify rhymes in poems, nursery rhymes, traditional chants, civic anthems, and regional songs; to create, in groups, creative rhymes; to understand the importance of sound in language use; to promote reading aloud and the recitation of rhythmic texts; and to hold a recital of rhymes and a song collectively composed using rhymes of the students’ names. The project was developed through active methodologies, using the MDC Alfabetiza MT program, thematic exhibitions, reading, writing, and listening to nursery rhymes, songs, chants, and anthems; the creation of a song with words rhyming with the students’ names; recitals, dances, videos, printed, written, and oral activities, as well as various games based on the use of rhymes for literacy. As a theoretical basis, the project drew upon the BNCC, the MDC Alfabetiza MT and Magda Soares (2020), among others. The results demonstrated significant improvement in students’ phonological awareness, including progress in their writing hypotheses throughout the implementation of the project, which provided enjoyable and engaging lessons. It is concluded that, by exploring rhymes, students expand their vocabulary, enhance their phonological awareness, and develop reading and writing skills in a playful and engaging way through sound patterns.
Keywords: Rhyme. Playfulness. Phonological awareness.
- Introdução
As rimas são cruciais na alfabetização por desenvolverem a consciência fonológica, ajudando as crianças a reconhecerem e manipular os sons das palavras. Elas enriquecem o vocabulário, melhoram a pronúncia, facilitam o aprendizado da leitura e escrita, e tornam o processo de alfabetização mais lúdico e divertido, despertando o interesse pela literatura.
Assim perceber os sons das letras e das palavras, identificar sons finais e brincar com esses sons através da rima é uma forma divertida de criar consciência fonológica, habilidade fundamental para a alfabetização e letramento.
Neste contexto, o presente projeto buscou apresentar rimas conhecidas, trechos de músicas e de brincadeiras infantis para reforçar o conceito de rimas e explorar com os alunos exemplos de rimas que eles conhecem e que estão presentes no dia a dia tornando a aprendizagem significativa.
A problemática desenvolvida foi: como despertar o interesse das crianças para a leitura e a escrita de forma significativa, lúdica e interdisciplinar? O objetivo geral proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental experiências lúdicas, estimulando a leitura, a escrita, a criatividade e o pensamento crítico, de forma interdisciplinar, integrando Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, História e Geografia e os objetivos específicos identificar rimas em poemas, quadrinhas, parlendas, hinos cívicos e músicas regionais; produzir em grupos, pequenas rimas criativas; compreender a importância da sonoridade no uso da linguagem; promover a leitura em voz alta e a recitação de textos rítmicos; realizar entre as duas turmas um recital de quadrinhas e música criada coletivamente com as rimas dos nomes.
A relevância do projeto justifica-se no fato de que, apesar de as rimas estarem presentes em nosso dia a dia de diversas formas, muitos alunos ainda têm dificuldade em compreender a sonoridade e perceber a repetição nas letras de músicas e parlendas. Essa dificuldade se reflete nas avaliações.
- Fundamentação teórica
A BNCC ressalta a importância da consciência fonológica desde a Educação Infantil e até os anos iniciais do Ensino Fundamental e aponta as rimas como uma das maneiras de desenvolver essa habilidade: "a participação dos estudantes em atividades de leitura com demandas crescentes possibilita uma ampliação de repertório de experiências, práticas, gêneros e conhecimentos" (BRASIL, 2018, pág. 75).
As atividades com rimas no ensino fundamental oportunizam aos alunos a consolidação de habilidades de leitura e escrita, de uma maneira divertida e partilhada entre a turma.
Piaget descreve o processo de aprendizagem e desenvolvimento em termos de assimilação e acomodação, afirmando o papel do jogo (lúdico) como uma função essencial no desenvolvimento cognitivo e na assimilação da realidade. "O jogo é, pois, essencialmente assimilação que funciona” (Piaget, 1971, p. 156). Dessa forma, ressalta que o desenvolvimento infantil ocorre por meio do lúdico, pois a criança necessita brincar para crescer.
Para Rubem Alves “é brincando que se aprende” (Alves, 2001, p. 57 e o livro é um “brinquedo feito com letras. Ler é brincar” (Alves, 2003, p. 9). Dessa forma, brincar com as palavras dá às crianças o gosto e o desejo da aprendizagem da leitura e da escrita.
Partindo de rimas do cotidiano: nome próprios, brincadeiras, objetos da sala e de casa incentivamos a criança a ler o mundo, leitura essa fundamental para a alfabetização. Como afirma Freire (1989), a leitura do mundo precede a leitura da palavra e a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas de ler e escrever.
“Alfabetizar letrando significa ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo aprenda a usar a leitura e a escrita nas diversas situações em que ela é necessária em nossa sociedade.” (Soares, 2003, p. 91).
De acordo com Soares (2020), a alfabetização é parte do letramento. Cabe ao educador alfabetizador ensinar as práticas sociais da leitura e da escrita, de forma que o educando aprenda a aplicação desse aprendizado em seu cotidiano e torne-se capaz de interpretação crítica da realidade.
O brinquedo fortalece ainda os vínculos e a interação social elemento essencial no desenvolvimento humano. De acordo com Vygotsky (1998), o aprendizado ocorre nas interações sociais e no compartilhamento de experiências. A prática do recital de rimas com diferentes turmas consolidou o aprendizado adquirido ao longo do desenvolvimento do projeto.
- Metodologia
A metodologia integra a abordagem lúdica e participativa, característica essencial para o aprendizado significativo no contexto infantil. Inicialmente, será desenvolvido através de aulas expositivas e contextualizada com leituras coletivas e individuais de quadrinhas, parlendas e músicas com foco em rimas e preparar os alunos para atividades práticas. Em seguida, os alunos serão incentivados a explorar instrumentos musicais básicos para criar suas próprias rimas. A prática em equipes promove a socialização e permite que cada criança experimente sua criatividade e desenvolva a confiança para se expressar frente aos colegas.
O projeto foi desenvolvido ao longo de um bimestre com as turmas do 1º ano matutino da EMEB Professora Alcídia Divanir Simões Sales Pavan no Município de Sinop-MT.
O desenvolvimento contemplou as seguintes práticas:
- Leitura Compartilhada: Ler em voz alta algumas quadrinhas e trava línguas, incentivando os alunos a perceberem o ritmo e as rimas presentes;
- Atividade de Identificação: Distribuir folhas com poemas simples e solicitar que os alunos circulem as palavras que rimam, discutindo em grupos o que encontraram;
- Criação de Rimas: Dividir os alunos em grupos e propor que criem suas próprias rimas. Utilizar imagens como gatilhos para auxiliar na construção de suas rimas; E finalmente,
- Recitação: Cada grupo irá apresentar suas rimas para a turma, praticando a recitação com entonação correta.
Os recursos utilizados foram materiais de escrita e registro: cadernos, folhas, lápis, canetas coloridas, giz de cera, marcadores, cartolinas e papéis coloridos; Materiais de leitura e consulta: livros, revistas, jornais, receitas, fábulas, poesias, parlendas e histórias infantis; materiais para atividades lúdicas e jogos: jogos impressos, instrumentos musicais simples, objetos para dramatizações e cantigas; materiais digitais: computadores, projetor, impressora, aplicativos educativos, vídeos e músicas e o material de apoio fornecido pelo município Alfabetiza MT para 1º ano do ensino fundamental.
A avaliação foi realizada de forma contínua e baseada na participação dos alunos nas atividades, na capacidade de identificar e produzir rimas, e na maneira como se engajam nas discussões em grupo. Além disso, foi considerada a apresentação das produções criativas e a recitação de suas rimas.
A culminância do projeto foi o recital com todas as turmas do 1º ano apresentando suas rimas. Foi um dia de diversão, convivência entre as diferentes turmas e muito aprendizado.
- Resultados e discussão
O resultado foi uma grande evolução da consciência fonológica, inclusive com avanço de hipótese de escrita entre os estudantes ao longo da aplicação do projeto com aulas prazerosas e divertidas.
O uso de rimas favorece: a memorização e atenção: a musicalidade das rimas facilita a retenção de informações e melhora a concentração; a produção textual criativa: estimula a imaginação e a expressão pessoal por meio da criação de poemas, músicas e histórias rimadas; compreensão da estrutura da língua: ajuda os alunos a perceberem padrões sonoros, sílabas e terminações, fortalecendo a base para a alfabetização; expressão oral e corporal: incentiva a leitura em voz alta, dramatizações e apresentações, promovendo autoconfiança e habilidades comunicativas e interdisciplinaridade: Pode ser integrada a conteúdos de artes, música, história e até matemática, tornando o aprendizado mais dinâmico.
Trabalhar rimas é, portanto, uma forma eficaz de unir aprendizado e diversão, despertando o interesse dos alunos e tornando o ambiente educativo mais significativo e prazeroso.
- Conclusão
Concluiu-se que explorando as rimas os estudantes ampliam seu vocabulário, aprimoram a consciência fonológica e desenvolvem habilidades de leitura e escrita de forma lúdica e envolvente por meio da sonoridade. As rimas são meios privilegiados para aprender brincando e alfabetizar letrando, constituem uma forma eficaz de unir aprendizado e diversão, despertando o interesse e tornando o ambiente educativo mais significativo e prazeroso.
A leitura e a escrita são competências fundamentais para o desenvolvimento pleno do aluno no Ensino Fundamental e são o princípio para toda uma vida de aprendizado e descoberta através da leitura não apenas das letras, mas também do mundo. O trabalho com rimas é uma ferramenta pedagógica poderosa que estimula o desenvolvimento linguístico, cognitivo e criativo dos alunos. Ao explorar as rimas, os estudantes ampliam seu vocabulário, aprimoram a consciência fonológica e desenvolvem habilidades de leitura e escrita de forma lúdica e envolvente por meio da sonoridade. As rimas são meios privilegiados para aprender brincando e alfabetizar letrando.
Referências
ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 7. ed. Campinas: Papirus, 2001.
ARAUJO, Liane Castro de. Jogos e Materiais para Alfabetização: oficinas, recursos e estratégias didáticas para alfabetização. Quadrinhas Lacuna das Troca Rimas. Oficinas de Alfabetização. Blogspot.
ARAUJO, Liane Castro de. A dimensão material da ação e formação de alfabetizadores. Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 27, maio/ago. 2018.
ARAUJO, Liane Castro de. Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será : textos da tradição oral na alfabetização / Liane Castro de Araujo, Mary Arapiraca - Salvador: EDUFBA, 2011. 64 p.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves; FERREIRA, Andréa Tereza Bito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Jogos de Alfabetização. Manual Didático. Centro de Estudos em Educação e Linguagem. MEC. 2009, UFPE/CEEL.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MATO GROSSO. Alfabetiza MT: Material Didático Complementar do Mato Grosso: 1º ano, Ensino Fundamental. Livro do professor, volume 1, 1º semestre. 1ª. Ed. – São Paulo. Associação Nova Escola, 2023.
MATO GROSSO. Alfabetiza MT: Material Didático Complementar do Mato Grosso: 1º ano, Ensino Fundamental. Livro do estudante, volume 1, 1º semestre. 1ª. Ed. – São Paulo. Associação Nova Escola, 2023.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. - São Paulo: Contexto, 2020. 352 p. :il.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.