A importância da leitura na Educação Infantil
Cristiana Pereira da Silva
Eva Cardoso
Fernanda Aparecida Viana Ledesman
Solange Caldeira
RESUMO
Este estudo tem por finalidade discorrer sobre a importância da leitura na Educação Infantil, a leitura é crucial na formação dos educandos e é na Educação Infantil que se alicerça a construção desse conhecimento. Por isso conhecer os benefícios da leitura na Educação Infantil e consequentemente na formação do aluno é o objetivo deste artigo. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica na busca de estudos já realizados e publicados, para assim encontrar respostas às questões levantadas, alguns dos materiais utilizados foram BRITO (2010), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), entre outros. Buscando evidenciar as melhorias que a leitura pode promover no desenvolvimento dos alunos desde a Educação Infantil e, portanto, na sua vida futura. Conclui-se que a leitura é o princípio básico para uma formação de qualidade, devendo ser iniciada de maneira a cativar as crianças desde a Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação Infantil. Leitura. Formação.
Introdução
O presente trabalho tem como tema a importância da leitura na Educação Infantil, sendo a Educação Infantil a primeira etapa da educação básica e tendo se tornado obrigatória a todas as crianças a partir dos quatro anos de idade é o primeiro ambiente escolar onde a leitura é apresentada as crianças, e a maneira como é apresentada pode fazer toda a diferença na vida dessas crianças, pois a leitura é fundamental na formação social do indivíduo.
No desejo de obter conhecimentos sobre este tema algumas questões foram norteadores para esta pesquisa:
- Como a leitura deve ser desenvolvida pelos professores na Educação Infantil?
- Quais os principais benefícios que a leitura tem na aprendizagem das crianças e em sua formação social?
Pode ser que leitura seja algo natural na escola, já que este é o local onde se aprende a ler, porém, a leitura é um dos pontos fundamentais para a qualidade do ensino. O conhecimento sobre esta importância pode fazer com o professor olhe para a leitura de maneira a priorizá-la. Por isso a necessidade de estudos que ressaltem a importância da leitura.
Ao apresentar o mundo da leitura a uma criança deve-se fazer sempre de maneira a buscar sua atenção e curiosidade, para que ela tenha sempre interesse em ouvir e posteriormente em aprender a ler, e assim se tornar um leitor que vá além da decodificação das palavras, mas que saiba interpretar e compreender o que lê.
O ato da leitura é muito mais do que simplesmente ler um artigo de revista, um livro, um jornal. Ler se tornou uma necessidade, é participar ativamente de uma sociedade, desenvolver a capacidade verbal, descobrir o universo através das palavras, além do fato que ao final de cada leitura nos enriquecemos com novas ideias, experiências. (BRITO, 2010. p. 10).
Como diz Brito, a leitura é uma necessidade e que faz parte da nossa vida nos tornando conhecedores, ao ler sempre temos algo novo a aprender. Sendo assim o objetivo principal desta pesquisa é conhecer os benefícios da leitura na Educação Infantil para a formação social do aluno.
O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica para melhor interação e aprofundamento do tema, realizada na leitura e análise de artigos científicos já publicados e disponíveis na internet, como BRITO (2010), livros como MARTINS (1994) a Constituição Federal (1988) e também documentos do MEC como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), entre outros.
Espera-se que este estudo possa servir de apoio para os diálogos acerca da leitura na Educação Infantil, tanto para professores atuantes como para os que estão em formação.
Desenvolvimento
Ao longo dos anos a sociedade vive em constante mudança e desenvolvimento, assim também acontece com a educação. Seguindo as constantes transformações da sociedade as creches e pré-escolas também passam por grandes mudanças no decorrer da historia desde suas primeiras fundações passando de meramente assistencialistas a intuições de ensino. Isso se deu por vários estudos feitos sobre a criança e de como acontece seu processo de formação e desenvolvimento.
A criança vivia sua infância em casa cuidada pela própria mãe ou empregada, algumas começavam a trabalhar por volta do seis anos de idade isso principalmente na área rural. A primeira intuição criada no Brasil para atender crianças foi a Roda dos expostos, não eram crianças que a mães trabalhavam, mas sim crianças abandonadas pelas condições das famílias em não poder criar os filhos ou filhos de mães solteiras, era de caráter assistencialista isso foi por volta do século XVIII. Foram criadas mais de dez rodas em todo Brasil o que aconteceu até meados do século XX.
Com o fim da escravidão, a crescente migração de pessoas para os centros urbanos e a entrada das mulheres no mercado de trabalho, surge o grande desafio: O que fazer com as crianças até então eram cuidadas pelas mães? Começam então a serem criadas as creches com a intenção de atendem a estas crianças pobres auxiliando na higiene, alimentação e cuidado como um ato de caridade, Oliveira 2007 diz:
[...] embora a necessidade de ajuda ao cuidado dos filhos pequenos estivesse ligada a uma situação produzida pelo próprio sistema econômico, tal ajuda não foi reconhecida como um dever social, mas continuou a ser apresentada como um favor prestado, um ato de caridade de certas pessoas ou grupos. (OLIVEIRA, 2007, p. 95)
Estas instituições assistencialistas se espalham pelo país, com o passar dos anos são criados Jardins de Infância para atender os filhos da elite. A educação de ricos e pobres era claramente diferenciada, dissociando as instituições privadas das creches tendo não apenas um cuidado com o corpo das crianças, mas voltado também para a educação. Posteriormente muito foi sendo mudado em relação às creches e pré-escolas que surgiram com o passar dos anos.
Muitos foram os estudos, debates e encontros sobre a educação das crianças. Estudiosos, pedagogos, filósofos se voltaram a estudar práticas que auxiliassem no desenvolvimento infantil. A criança passa a ser reconhecida como sujeito de direito encontramos isso claramente na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 277 que define:
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência e opressão. (CF, 1988, p.97)
O texto acima deixa claro que a criança passa a ser reconhecida perante a sociedade como um sujeito de direitos, principalmente direito a educação. Em seu art. 21 a LDB inclui a Educação Infantil como parte da parte da educação básica. E deixa claro em seu art.22, que a educação tem como finalidade o desenvolvimento e formação do educando fornecendo meios para que progridam no trabalho e estudos posteriores. Sobre a Educação infantil apresenta no art. 29 o seguinte texto:
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB nº 9.394/96).
Podemos assim compreender que a Educação Infantil é tão relevante quanto os anos seguintes da educação básica, sendo ela responsável pela inserção da criança no mundo educacional, tendo que trabalhar com estímulos que façam com que estas crianças tenham desejo pelo aprendizado. No ano de 2013 quando foi sancionada a Lei nº 12.796, pela presidenta da República, Dilma Rousseff onde se tornou obrigatório a todas as crianças a partir dos quatro anos de idade o inicio na Educação infantil.
A criança ao iniciar na Educação Infantil vai descobrir um mundo novo, com estímulos ao aprendizado e que serão primordiais para o seu futuro escolar. A leitura faz parte deste mundo de descobertas e que através dela vários outros mundos vão sendo encontrados, conhecidos, apreciados e até vivenciados, transmitir tudo isso a criança é o que faz a diferença no momento da leitura.
A leitura não pode ser apenas o ato de pegar um livro, um jornal, uma revista ou qualquer outro tipo de texto e começar a decodificar as palavras, o ato da leitura vai além, na leitura estão reunidos culturas, personalidades, desejos, cada leitor vivencia suas leituras de forma única, mas nem por isso passa a ser um ato solitário, pois trás consigo elementos sociais, resgata vivencias e experiências culturais.
Martins em seu livro intitulado “O que é leitura?” nos fala sobre a leitura como fundamento para que se possa viver de maneira a não estar submisso na sociedade, tendo conhecimentos para que se possa participar ativamente. Mesmo hoje o analfabetismo ainda é grande em nossa sociedade, e muitos dos alfabetizados fazem leituras apenas para fins pragmáticos, deixando de lado a leitura para se inteirar do mundo, sendo estes chamados de analfabetos funcionas.
Sobre isso Martins afirma:
Seria preciso, então, considerar a leitura como um processo de compreensão de expressões formais e simbólica, não importando por meio de que linguagem. Assim, o ato de ler se refere tanto a algo escrito quanto a outros tipos de expressão do fazer humano, caracterizando também como acontecimento histórico e estabelecendo uma relação igualmente histórica entre o leitor e o que é lido. (1994, p.30).
Levar todo este conhecimento sobre leitura para dentro de uma sala de aula não é tarefa fácil, para o professor formar leitores com esta concepção exige muito conhecimento e estudo para que de maneira indireta possa transferir toda essa importância da leitura.
É na Educação Infantil que tudo começa, mesmo não ensinando as crianças a ler e escrever é ai que se inicia a formação de futuros leitores e não apenas leitores de livros, mas sim de leitores de mundo, assim como sempre ouvimos dizer “as crianças são o futuro da nação” esse futuro precisa ser construído hoje. Ler para elas deve ser uma atividade que envolva emoção, é preciso envolver as crianças na leitura as cativando e fazendo desses momentos brincadeiras onde elas possam sentir prazer.
O professor é o mediador de todo esse processo, e ao levar o livro até as crianças pode apresentá-lo como algo capaz de leva-los a lugares nunca vistos, os contos de fada são maravilhosos para que isso aconteça, a criança deve ver o livro como um brinquedo que a faz viajar. Assim Brito fala dos contos de fada:
Os contos de fadas apresentam sempre conflitos universais. A aparição de bruxas más e provações ajudam a criança a interpretar melhor a vida real e identificar seus próprios medos, criam uma base para a formação de sua personalidade. A criança interpreta a simbologia contida nessas histórias de acordo com suas vivências. (2010, p.27).
Está ai uma associação que o professor ao ler deve estimular através de diálogos, para que as crianças possam compreender. Preparar sempre um ambiente atraente e propicio, fazendo suspense e perguntas ao longo das leituras, sempre colocando as crianças dentro da história, são nestes pequenos atos que se podem transmitir as vantagens da leitura para a vida de cada criança.
Além dos contos de fadas há inúmeras leituras que irão contribuir para a formação das crianças basta ter discernimento para se faça uma boa escolha, mas também ter acesso a bons livros o que muitas vezes falta para professores da rede pública de ensino. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ao falar sobre prática de leitura nos diz:
Ter acesso à boa literatura é dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura. A intenção de fazer com que as crianças, desde cedo, apreciem o momento de sentar para ouvir histórias exige que o professor, como leitor, preocupe-se em lê-la com interesse, criando um ambiente agradável e convidativo à escuta atenta, mobilizando a expectativa das crianças, permitindo que elas olhem o texto e as ilustrações enquanto a história é lida. (Brasil 1998, p.143).
Permitir momentos em que as crianças possam ter contato livre com livros escolher suas histórias favoritas para folhear, nesse momento o professor deve estar sempre por perto e até mesmo lendo um livro ao lado das crianças, pois seu exemplo é fundamental. Em algumas escolas se criam projetos nos quais os alunos levam livros para casa e leem com os pais ou com toda família, isso mostra as crianças principalmente as que não têm o incentivo a leitura dentro de casa, que ler não se restringe ao ambiente escolar.
Com o hábito da leitura as crianças ganham em vocabulário, conhecimento, criatividade, aprende a solucionar problemas vivenciados em seu cotidiano. Fazendo uso da leitura o professor pode tratar diversos assuntos com as crianças como a quebra de preconceitos com histórias que contenham personagens das mais variadas etnias e raças.
Conhecer primeiro a criança pra que depois se escolha o que ler a elas é fundamental, encontrar no aluno aquilo que ele precisa ou que se identifique. Aproveitar situações que acontecem em sala entre elas e levar historia que se relacionem para que possam aprender de maneira atrativa a solucionar seus problemas. A integração é garantida com a leitura na Educação Infantil, permitir que as crianças conversem sobre o que ouviram que possam folhear os livros, sempre valorizando o momento.
A leitura é algo que deve ser constante e se iniciada desde cedo de maneira a cativar a criança certamente se tornará um hábito. Esse hábito nasce quando a leitura é estimulada de maneira natural, se o professor acreditar que a leitura é algo que vai além dos ensinamentos e aprendizagens, que nela também temos prazer com certeza encontrara meios para transmitir isso às crianças.
Quando se gosta de ler e se cria o hábito dessa prática à formação dessas crianças acontecerá de maneira mais suave, o aprendizado e o desenvolvimento nos anos escolares alcançarão bom desempenho. Ao ler e interpretar o conteúdo o que é objetivo da boa leitura, o sujeito estará sempre bem-preparadas para a vida.
Conclusão
Desde muito cedo se faz de extrema importância à inclusão no mundo da leitura, por isso é primordial apresentar as crianças o quão fascinante e recompensador pode ser a leitura e a educação Infantil é o ambiente favorável para que isto aconteça.
Sendo o professor o mediador do processo de aprendizagem da leitura, é necessário que ele encontre maneiras adequadas para que estes momentos aconteçam de forma lúdica e prazerosa, pois a crianças se dispersa com facilidade, deve-se levar leituras que contribuam para que a criança ganhe conhecimentos significativos para sua vida.
A formação de um leitor se faz tanto no ambiente escolar como fora dele, por isso o incentivo para que leiam também em casa se torna indispensável. Ao longo do processo de aprendizagem a criança inicia suas leituras e posteriormente vai aprendendo e modificando sua maneira de ler, pois vai ganhando em conhecimento e isso a transforma.
Conclui-se assim que a leitura é o princípio básico para a formação do aluno, ao adquirir a habilidade de ler e interpretar raramente um aluno terá dificuldades para absorver conhecimentos e desenvolver suas atividades, garantindo assim sucesso em sua vida escolar. Se esta prática se tornar um hábito este sujeito será participativo socialmente, sempre buscando informações, fazendo seus questionamentos, refletindo a cerca do assunto e consequentemente formando suas próprias concepções.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10/10/2025.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96. Brasília, 1996. disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 15/10/2025.
BRASIL. Lei nº 12.796 de 04 de abril de 2013. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 12/10/2025
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 10/102025.
BRITO, Danielle Santos de. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Disponível em: http://www.fals.com.br/revela12/Artigo4_ed08.pdf. Acesso em 08/10/2025.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? 19 ed. São Paulo: Brasiliense.2012.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 2ed. São Paulo: Cortez, 2005.