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TODOS SOMOS EDUCADORES

                                            

 

 

Marly Eva Rodrigues

Maria Eva Rodrigues

Maria Lucia da Silva Serejo

Salete santos Rodrigues  

Marciana Farias Canindé

 

 

 

RESUMO

Um prévio desenvolvimento sobre a educação integrada junto à comunidade escolar. Todos somos educadores preparamos e lutamos por uma educação melhor com formação continuada ou continua independente de seguimento e de desfragmento educacional visando melhoria a educação pública ajuntando conceitos revisando preceitos em prol da coletividade educacional. Juntos formamos conjuntos. Somos nós somos, vocês, somos pais e filhos Merendeiras zeladores vigias coordenadores diretor secretários professores e outros. De mão dadas por uma só causa

 

 

 

PALAVRA CHAVE Educadores e Educandos

 

Introdução

 

Ser funcionário da educação parece ser funções distintas mas ser educadores é igualitário. Uma vez que todos exerce sua função mas nunca separadamente. Cada um com sua atribuição mas atribuídos em um só departamento em prol de uma só causa ‘educação’. Defender aprimorar conscientizar ensinar e contudo corresponder com as necessidades da população visando melhoria humanitária e igualitária 

 

 

Desenvolvimento

Considerando que a Educação seja o primeiro degrau para que tudo dê certo

Devemos trabalhar também o conceito de que todos somos educadores embora uma parte de trabalhadores não são visto como categoria uma vez que já são divididos por área e subdivididos categoricamente. Por isso quando se fala em educadores a princípio o entendimento é que só os professores são reais e únicos educadores.

Mas nesse contesto enquadram-se professores, merendeiras, coordenadores, porteiros, responsáveis pela limpeza entre outros.

A escola não funciona isoladamente, pois todos têm sua função e cada um deve trabalhar para atingir uma construção coletiva

Para entender um pouco sobre, como todos somos profissional da educação

Mostramos uma síntese de atribuição aos cargos relativos dentro da unidade escolar. Segundo a pesquisa classificam-se as funções

FUNÇÃO DO DIRETOR

 

Diretor

1- Estabelecer bons relacionamentos com todos os públicos da instituição

Ele tem a missão de estabelecer bons relacionamentos e de envolver todos os grupos envolvidos nesse ambiente. Unir forças em órgãos públicos e privados, na comunidade, família e entidades do segmento, e mostrar que o papel de educar não cabe apenas ao estabelecimento de ensino.

2-Entender bem o que pensa o seu público

Você sabe o que os pais pensam sobre a sua escola? Entende quais foram os fatores que fizeram eles escolherem a sua instituição para que os filhos desenvolvessem? O que pesou mais, a localização? O método de ensino? A estrutura?

3-Acompanhar e orientar os processos pedagógicos

Em uma instituição educacional existem os pedagogos. Eles são profissionais responsáveis por elaborar os planos de ensino e averiguar se eles estão sendo cumpridos corretamente.

4-Mobilizar e engajar os pais e responsáveis

Os bons relacionamentos criados por um diretor também servem para que ele seja capaz de mobilizar a família para estabelecer uma parceria de verdade.

Quando esse profissional tem voz ativa e estabelece comunicação constante com os familiares, ele consegue desenvolver a percepção de que a escola é uma extensão da casa no que tange à educação, e não o contrário.

A gestão escolar, neste caso, deve acompanhar, supervisionar e orientar sua equipe colaboradora. O diretor é também responsável por mostrar que as tecnologias não podem ser dissociadas do processo de ensino. O gestor pode liderar ações na escola para que a tecnologia

Seja agregada às técnicas de ensino

 

Mas não significa que um diretor vá se ocupar apenas desses atributos está posto também as preocupações e designações do quadro educacional

 

AS FUNÇÕES DO CORDENADOR

Segundo a fonte. https://www.escolaemmovimento.com.br/

Esse profissional age como mediador entre o currículo e os professores, bem como entre pais de alunos e corpo docente.

Mediante as suas atribuições o coordenador também desempenha seu papel de compreender outros problemas relacionado dentro do estabelecimento e é eficaz em sua resoluções

 

 

FUNÇÃO DO SECRETÉRIO

Secretaria É o setor da escola responsável pelos serviços de secretaria que realiza todas as funções destinadas a manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos e dos funcionários, além de comunicados e expedições para apoiar o desenvolvimento do processo escolar

Além de seus entendimentos com a evasão escolar o secretário partilha sua preocupação com o corpo docente visando um trabalho porta a porta para entender quais os motivos que os afastam da escola e assim fidelizar pais e alunos ao ambiente

 

FUNÇÃO DO VIGIA

 

Vigia Sendo assim estão aptos a desenvolver as seguintes atividades: proceder à vigilância patrimonial das instituições

Dentro da escola ele é treinado a perceber qualquer reação da comunidade escolar e de corpos estranhos na dependência com a capacidade de proteger e zelar

Corpos e espaço físico dentro de suas limitações

 

FUNÇÃO DA MERENDEIRA

Principais funções da merendeira:

1. Zelar pela limpeza e organização da cozinha;

2. Receber do nutricionista e da direção da escola as instruções necessárias;

3. Receber os alimentos e demais materiais destinados à alimentação escolar;

4. Controlar os estoques de produtos utilizados na alimentação escolar;

5. Armazenar alimentos de forma a conservá-los em perfeito estado de consumo;

6. Preparar as refeições destinadas ao aluno durante o período em que permanecer na escola, de acordo com a receita padronizada, de acordo com o cardápio do dia;

Dentre outros requisitos a merendeira está apta a uma triagem de quantos e quais são alérgicos a quais alimentos, quantos e quais possuem limitação e se precisam de um atendimento diferenciado. Além de  

7. Distribuir as refeições, no horário indicado pela direção da escola;

8. Organizar o material sob sua responsabilidade na cozinha e nas dependências da cozinha (despensa, sanitário, caso seja exclusivo para uso da merendeira);

9. Cuidar da manutenção do material e do local sob seus cuidados;

10. Trajar o uniforme fornecido pelo Serviço de Alimentação Escolar ou pela direção da escola.

FUNÇÃO DO ZELADOR

 

O zelador, como o próprio nome diz, é o profissional responsável pela zeladoria, conservação e

Limpeza.

Além de organizar todas as áreas de uso escolar de maneira adequada a receber pais, alunos, e funcionários   manter a vigilância ativa de pátio, patrimônio, funcionários e verificar instalações e hidros identificar comportamentos humanos no decorrer de suas atividades

E manter alerta de segurança a todos desde em entrada e saída entre outros   

 

ATRUBUIÇÃO AO CARGO DE PROFESSOR

 

a) Planejar e executar o trabalho docente, em consonância com o plano curricular da

Escola e atendendo ao avanço da tecnologia educacional;

b) Levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe;

c) Definir, operacionalmente, os objetivos do plano curricular, a nível de sua sala de aula;

d) Selecionar e organizar formas de execução - situações de experiências;

e) Definir e utilizar formas de avaliação, condizentes com o esquema de referências

Teóricas utilizado pela escola;

f) Realizar sua ação cooperativamente no âmbito escolar;

g) Participar de reuniões, conselho de classe, atividades cívicas e outras;

h) Atender a solicitações da direção da escola referentes a sua ação docente

Desenvolvida no âmbito escolar.

2 - ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DENTRO DO REGIME DE TRABALHO:

1 - desempenho junto ao aluno; treze horas = setecentos e oitenta minutos (13 horas = 780

Minutos) a serem cumpridas na escola, em atividades letivas, incluindo o período de recreio;

2 - desempenho de atividades relacionadas direta ou indiretamente com a docência: sete

Horas = quatrocentos e vinte minutos (7 horas = 420 minutos) de atividades, distribuídas a

Critério da SEDUC.

a) Planejar suas atividades e preparar o material necessário à execução das mesmas;

b) Manter o registro das atividades de classe e delas prestar contas quando solicitado;

c) Avaliar sistematicamente o seu trabalho e o aproveitamento dos alunos;

d) Exercer a coordenação de matérias;

e) Integra-se aos órgãos complementares da escola;

f) e outras atividades correlatas.

3 - INCUMBÊNCIA DOS PROFESSORES:

a) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

b) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do

Estabelecimento de ensino;

c) Zelar pela aprendizagem dos alunos;

d) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

e) Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente

Dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento

Profissional;

f) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

4 - SÍNTESE DOS DEVERES:

a) Orientar a aprendizagem do aluno;

b) Participar no processo de planejamento das atividades da escola;

c) Contribuir para aprimorar a qualidade do ensino.

d) Deveres e responsabilidades elencados no art. 120, da Lei 6.672/74.

 

 

 

 

 

Conclusão

Trabalho realizado para a intervenção com educadores e educandos na finalidade de uma inserção juntamente com os pais uma vez que já é conjuntas diante de estudos e preparações para chamar a atenção de como todos somos importante na educação independente de sua ocupação ou função por setor. Todos somo educadores. Anteriormente para ser considerados educadores eram só mediante a um documento chamado magistério que era a formação dos professores hoje temos recursos de formação que nos faz educadores como, por exemplo Pró funcionário ensino superior e outras capacitações que nos faz enxergar além do trabalho mas ter uma visão do mundo dentro do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERENCIAS

https://cwronline.com.br

https://www.cpt.com.br

https://servicos.educacao.rs.gov

https://www.somospar.com.br/

https://www.escolaemmovimento.com.br

https://www.google.com

https://blogs.oglobo.globo.com/

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/

https://educacao.uol.com.br/

Pro funcionário modulo pedagógico

 

Referência: https://citacoes.in/citacoes-de-educacao/

 

 

 

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