Buscar artigo ou registro:

 

 

JOGOS E NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

 

Keila Ferreira Costa

Roseli Rodrigues de Solza



RESUMO

 

O presente artigo vem através de uma revisão bibliográfica demonstrar a importância da utilização de jogos computadorizados no processo ensino aprendizagem, bem como a maneira que a tecnologia está presente no ambiente educacional e sua importância na evolução. Atualmente os recursos tecnológicos encontram-se disponíveis e acessíveis para a maioria das pessoas, sendo necessário esclarecer dúvidas e mostrar a importância do uso das novas tecnologias e dos jogos computadorizados no âmbito educacional, através de ferramentas indispensáveis para tornar o processo educativo mais eficaz na era da tecnologia. Para tanto, é importante que o professor tenha conhecimento a respeito de tais ferramentas, conheça suas vantagens e desvantagens e saiba planejar aulas que utilizem jogos educativos e tecnologias, visando sempre o melhor aproveitamento dos alunos e uma transmissão do conhecimento eficaz. Vivendo na era em que a tecnologia garante bases a todas as áreas, sendo importante que a escola também esteja integrada na mesma, tendo o computador e as novas tecnologias como poderosos aliados ao desenvolvimento educacional.

Este artigo também tem a finalidade de mostrar o lado positivo e negativo da tecnologia na vida das pessoas.

 

Palavras-chave: Jogos Educativos. Novas Tecnologias. Educação.

 

INTRODUÇÃO

Os avanços tecnológicos começam a ser utilizados em todos os ramos do conhecimento humano, não acontecendo diferente no meio educacional. Os últimos anos tem sido marcado em nosso país e no mundo por mudanças educacionais onde a predominância do uso de novas tecnologias têm se destacado numa sociedade que tem como objetivo a construção do próprio conhecimento pelo aluno. Uma nova era na Educação! Um mundo novo se abre em acelerado processo de globalização; é uma sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva, onde o elemento fundamental e decisivo é a mudança de paradigmas. A informação associada à robótica e a outras inovações tecnológicas de fundo, estão definitivamente encerrando a era industrial e inaugurando em novo tempo, a era pós-industrial, uma era sem precedentes.

Contextualizar o profissional da educação no mundo globalizado e informatizado implica na capacidade de “testemunhar o desenvolvimento de uma capacidade até agora não imaginada de ampliar o intelecto humano. O homem tem uma capacidade singular de armazenar informação e utilizá-las para o seu progresso e bem-estar. A tecnologia da sociedade de informação amplia esta capacidade humana, bem além de qualquer nível julgado possível a 

Um quarto de século, colocando conhecimentos à disposição dos que necessitam, quando necessitam e onde quer que estejam” (Rankine, 1987, p.292).

A tecnologia não é um catalisador significativo para a mudança e uma ferramenta para apoiar a indagação, composição, colaboração e comunicação dos alunos. Por indagação entende-se o aluno capaz de procurar, refletir e criticar as informações que lhes estão sendo oferecidas. Esse aluno não mais aceita o professor dono da verdade, ou seja, o único receptáculo do saber.

 

1.2 OBJETIVO GERAL: Identificar o uso de novas práticas pedagógicas e mudança ocorrida com a aplicação das novas tecnologias em sala de aula.

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula; 

  • Verificar a percepção dos professores sobre a inclusão digital e sua repercussão pedagógica; 
  • Perceber a importância das tecnologias no ambiente escolar; 
  • Demonstrar formas de implantação, equipamentos, vantagens e desvantagens para a equipe docente, bem como pais e alunos; 
  • Auxiliar no avanço do aprendizado, refletir sobre o papel da escola, do professor, a função do currículo e a prática pedagógica em sala de aula.  Mostrar que através do uso de novas tecnologias, poderá abrir uma janela na história, construindo seu próprio conhecimento. 

- Pesquisar, analisar e apresentar através de novas tecnologias em educação, uma forma de aprendizagem mais satisfatória e eficaz. 

- Identificar o valor da aplicação de recursos de ensino como elo entre a palavra e a realidade para um ensino e uma aprendizagem mais satisfatória.

 - Avaliar o uso das novas tecnologias, em especial o computador, como mais um aliado no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. 

Enquanto se vê a explosão da informática em todos os ramos do conhecimento humano, inclusive no setor educacional, nota-se o grande desafio para a educação: o uso de novas tecnologias na sala de aula. Como diz Litto, 2000, p.5: o grande desafio da educação hoje seria: “como equilibrar o binômio massificação (dar acesso à aprendizagem formal para todos os interessados), e, ao mesmo tempo, manter um nível inquestionável de qualidade em todos os aspectos educacionais. Um outro desafio igualmente importante é como equilibrar educação, em todos os níveis, a duas finalidades educacionais aparentemente opostas: compreensão profunda, por parte do aluno, dos princípios operacionais fundamentais funcionando em qualquer matéria acadêmica, e a aquisição das habilidades tão importantes hoje como “navegar” com êxito na Internet, comunicar com clareza e persuasão, solucionar problemas, tomar decisões inteligentemente e fazer as perguntas certas, sempre. 

1.4 METODOLOGIA: O presente estudo se baseia em um referencial teórico, pesquisa elaborada através de livros, artigos, revistas especializadas em educação, em sites científicos na internet, relacionado a importância do uso das tecnologias nas salas. Nesta pesquisa foram abordados a frequência e uso das novas tecnologias, o treinamento para usá-las, em que nível elas facilitaram o processo ensino-aprendizagem, o gosto pelo seu uso, atividades desenvolvidas e a facilidade para usá-las, comparando escolas que usam e as que não as usam.

2 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 

A educação é a base da formação humana. São utilizados vários instrumentos durante todo o processo de construção de conhecimento do mundo em que vivemos, pensando na formação de cidadãos efetivamente agentes de transformações. A presença das tecnologias de informação e comunicação é cada vez mais notória. As grandes mudanças que vem ocorrendo com a educação, estão de certo modo ligadas às transformações tecnológicas. Contudo a educação não acompanha o avanço tão rápido das tecnologias, mas vem incorporando cada vez com mais evidência. Hoje as salas de aula, na sua maioria, possuem pelo menos um computador em sala de aula, ou um laboratório de informática na escola, tendo acesso de todos. Computadores (hardware) estão cada vez mais poderosos permitindo o surgimento de ferramentas (software) de apoio ao processo de ensino aprendizagem.

O avanço do hardware, tornando possíveis microcomputadores como recursos como canal de voz, CD-ROM, vídeo, outros componentes, está difundindo a possibilidade de um trabalho multimídia que, ao combinar o realismo da televisão com flexibilidade do computador, está gerando grande significação na educação. Desta forma pode-se observar que a tecnologia é uma necessidade mundial, e que a escola deve estar preparada para esta realidade. Temos que estar preparados para este avanço, pois, nós, educadores, temos de nos preparar e preparar nossos alunos para enfrentar exigências desta nova tecnologia, e de todas que estão a sua volta – A TV, o vídeo, a telefonia celular. A informática aplicada à educação tem dimensões mais profundas que não aparecem à primeira vista. (ALMEIDA, 2000, p.78). A sociedade está caracterizada pela diversidade de linguagens, na busca de tecnologias cada vez mais avançada, e a inserção de práticas de ensino que visam a melhorar a qualidade na educação, explorando a aplicação de imagens, movimentos, artes, músicas, jogos, moldando um universo imaginário ou real, significando os conteúdos em sala de aula.

2.1 A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR 

A importância das tecnologias no ambiente escolar, bem como a vida em sociedade, amplia as possibilidades na construção e aquisição de conhecimentos, pois o acesso às informações pode ocorrer em qualquer tempo e espaço. As crianças nascidas neste século têm mais facilidade e acesso favorável, em 10 manusear recursos tecnológicos, com habilidades impressionantes, mas as quantidades de recursos, habilidades, facilidades, muitas vezes barram questões simples do cotidiano. Percebe-se que são ágeis em tecnologias, mas uma grande maioria não consegue se relacionar de maneira afetiva, social, com seus pais, amigos, familiares, em ambientes não virtuais. A grande quantidade de informações frente aos veículos de comunicação faz com que as crianças, jovens percam a essência, não conseguindo distinguir bom/ ruim, bem/mal, o que posso, devo fazer e o que não posso ou devo fazer, o certo e o errado, passando uma boa parte do seu tempo com jogos, filmes, redes sociais com conteúdo inadequados a idade, sem nenhuma restrição e orientação quanto ao tempo e conteúdo frente a ciberespaços. São muitos os desafios que a escola tem, com todo o conteúdo a confrontar, para orientar e utilizar as tecnologias, tendo que estudar criteriosamente, trocar experiências, desenvolver competências na atualidade. A escola nesse momento deve repensar e redesenhar a prática pedagógica e os currículos, incorporados as TDIC's em seu ambiente escolar, a princípio conceituar a cultura digital, assim

A cultura digital é a cultura em rede, a cibercultura que sintetiza a relação entre sociedade contemporânea e Tecnologias da Informação (TI's). Ao mesmo tempo que a cultura digital abriga pequenas totalidades e seu significados, mantém-se desprovida de fluxos, de conhecimentos e de criações, que dá corpo e identidade às organizações que delas se constituem. (AMADEU, 2016, p.20). 

 

Costa, ainda nos diz que a cultura digital é a cultua dos filtros, da seleção, das sugestões e dos comentários. Grandes transformações estão acontecendo, principalmente pelo avanço tecnológico, onde cada dia são criados novos produtos, feitas novas descobertas. Muitas pessoas lidam facilmente com essas mudanças, principalmente a nova geração, outros têm mais dificuldades nesse processo. De acordo com Cavalcante (2012), trabalhar com as tecnologias (novas ou não) de forma interativa nas salas de aula requer: a responsabilidades de aperfeiçoar as compreensões de alunos sobre o mundo natural e cultural em que vivem. É indispensável o desenvolvimento contínuo de alunos e professores, trabalhando adequadamente com as novas tecnologias, constata-se que a aprendizagem pode se dar com desenvolvimento emocional, racional, da imaginação, do intuitivo, das interações, a partir dos desafios, da exploração de possibilidades, de assumir responsabilidades, do criar e do refletir juntos

2.2 PROBLEMAS NA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO 

Os recursos tecnológicos de um modo geral provocam grande preocupação para a maioria dos professores. O grande desafio dos professores, mais do que utilizar os recursos tecnológicos é pautar-se em princípios que privilegiam a construção de conhecimentos, o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador. A escola precisa deixar de ser apenas transmissora de informação e intensificar a aprendizagem de fato. O objetivo é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não transmissora de conteúdo específicos. Os professores muitas vezes não estão preparados ou dispostos a resinificar sua ação pedagógica, e outros ligam a TV e o vídeo, afirmando que já faz uso das tecnologias. É necessário muito mais que isso, integrar as tecnologias de modo que os objetivos educacionais sejam motivacionais, inspiradores, que contribuem para a aprendizagem de forma significativa. Assim a educação sofre com as dificuldades de recursos tecnológicos atualizados, mas, a escola em parceria com professores, pais e empresas com o objetivo de equipar tecnologicamente a escola contribui adquirindo esses equipamentos.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tendo em vista as novas tecnologias presentes na era em que vivemos podemos dizer que o uso de jogos computadorizados com fins educativos e também a utilização de equipamentos tecnológicos se fazem necessários no ambiente escolar. O computador é uma ferramenta poderosa que possui diversas maneiras de facilitar a vida do usuário em diferentes aspectos, e na educação isto não poderia ser diferente. O professor não pode mais acumular todo o conhecimento sozinho, ou se amparando apenas em livros ou outros métodos pedagógicos tradicionais, o computador e as novas tecnologias devem estar presente no processo ensino-aprendizagem como uma ferramenta de ensino que pode facilitar a exposição de conteúdo, a pesquisa, o armazenamento de dados, a utilização de jogos educativos sendo suportes para o processo ensino-aprendizagem. O jogo computadorizado é uma ferramenta que pode trazer diversos benefícios para o processo ensino-aprendizagem. Atualmente, existe uma variedade exorbitante de tipos, assuntos e formatos de jogos computadorizados, e pode-se utilizá-los para atingir vários objetivos pedagógicos, dentre eles o treinamento de conteúdos já adquiridos pelo aluno, a experimentação de novos conteúdos, o reforço de conceitos, dentre outros. Sem contar que, os aparelhos tecnológicos, como notebooks, PCs, celulares, smartphones, e outros tantos, estão acessíveis à maioria das pessoas, sendo esta uma razão para utilizá-los com objetivos educativos












REFERÊNCIAS

http://www.fatece.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/perspectiva/volume2/3.pdf

http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/aulas/aula_2/187071.pdf

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/168858/TCC_otto.pdf?sequence=1