OS REFLEXOS DE AÇÕES FAMILIARES NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Ozório Tavares dos Santos
Anna Clara Soares Brito
Jocione Maria de Jesus Andrade
Sueli Correia de Souza
RESUMO
A família é sem dúvida, peça fundamental no processo de ensino de uma criança. Nesse artigo nossa proposta e provocar reflexões a cerca de família e escola. Como mudanças na sociedade tem tornado cada vez mais a participação das famílias no contexto de ensino de seus filhos no ensino essencial para o bom aprendizado e êxito na formação desse processo de formação na educação. As mudanças da sociedade as mudanças no pensar social, valores, éticos, sociais religiosos etc, etc. Nos dias atuais a dedicação aos filhos têm custo cada vez mais alto em uma sociedade onde o status de consolida como símbolo de sucesso. O desejo do consumo da satisfação tem gerado gerações sem limites que aliados ao mau uso de inovações tecnológicas tem provocados os mais diversos problemas de ordem comportamental nas famílias e de ordem civil. A nova estrutura família e suas relações tem modificado e marcado de forma contundente a conduta do aluno na escola. O trabalho de estudo aqui realizado, procuram demonstrar as dificuldades no aprender. E, como a família se comporta nesse processo. Aqui a busca por entender as mudanças da sociedade e sua nova forma de pensar sociedade será nosso norte de reflexão. Nos dias de hoje agressividade, discriminação, indisciplina, desrespeito ao outro tem sido visto como falta da família no processo de estudo dos filhos. Assim como também a falta de confiança no sistema de ensino, tem sido uma constante. Com essa perspectiva o certo e que família e comunidade escolar se juntem e formem uma estrutura que possibilite confiabilidade mutua no processo ensino/aprendizagem pelo bem comum: A criança no ensino e sua formação de cidadão na sociedade.
Palavras chave: Ensino. Família. Formação de cidadão.
1. INTRODUÇÃO
O estudo aqui abordado tem objetivo de compartilhar como supracitado provocar reflexões a cerca do ensino do aluno que são acompanhados em seus estudos pelas famílias e também famílias que não tem acompanhado seus filhos nesse processo. O objetivo se pauta na construção de pontes de articulações sociais e suas relações superando assim obstáculos na quebra dos paradigmas na busca do aprender do aluno de forma consolidada.
Outro fator e a integração da família nas escolas. Incentivar famílias a participarem do processo de ensino de seus filhos buscando integra los de forma que entendam que o estudo de seus passam por sua participação efetiva não acompanhamento de seu desenvolvimento social. Para isso precisamos compreender melhor a estrutura familiar nesse novo ambiente de tecnologia que possibilita as mais diversas formas de aprender. A escola e ainda campo para ensino e as famílias têm que se sentir amparadas assim como nos diz Poliana Tamires em sua citação sobre:
Outro fator é: Sentir-se aceita e acolhida pelos gestores escolares estabelece-se facilidades nas conexões de acesso e relacionamento integral entre a família-escola-comunidade. Dando prosseguimento as formas de envolvimento, destacamos as afirmações criadas por Del Prette e Del Prette (2005), onde detalha que os pais utilizam três alternativas para promover o desenvolvimento social dos filhos, que são, estabelecimento de regras, manejos das consequências e sendo o exemplo.
Aqui percebemos que a família tem interesse no aprendizado do filho. Embora não sejam todas as famílias a serem assim. Mas ainda assim, a maioria se interessa pelo aprender do filho.
Nos dias de hoje a capacitação formação, palestras, eventos. São chamarizes que gestores escolares promovem e que as famílias podem e devem aderir em coordenação com a comunidade escolar, ou vice e versa. Em um processo que visem atender a nova forma de ensino aprendizagem do aluno buscando sanar de forma conclusiva efetiva as dificuldades que o educando tem.
Outro fato de muita relevância se dá na família. Crianças que vivem em um ambiente de conflitos entre familiares tem maiores problemas na aprendizagem e têm tendências de comportamento antisocial. Esse desacordo entre familiares costuma desaguar na escola sendo muito complexo atuar no sentido de manter estabilidade e limites do aluno nesse ambiente.
Crianças que sofrem privação afetiva e convivem em um ambiente hostil podem apresentar um comportamento antissocial sendo um grande desafio para a família e escola trabalhar os limites desde cedo (Revista Fafibe On-Line, Bebedouro SP, 9 (1): 70-87, 2016.)
A educação nos dias de hoje tem se tornado complexa tendo em face que família e escola se colocam de forma antagônicas em muitos casos. Nas famílias o interesse pessoal tem sobressaído em detrimento ao do interesse coletivo, escolas têm fechado canais de comunicação provocando dessa forma um definhamento na produção de conhecimento para o aluno. Nos dias de hoje e de se esperar e há muitos casos nesse campo de solidão de alunos em plena sala de aula, discriminações que excluem do processo de aprendizagem alunos que detém biotipo considerado fora de padrão. Nesse ambiente o desalento o desestimulo ao desprender estão em níveis jamais vistos na sociedade.
Neste contexto, não podemos igualmente esquecer que as famílias de grupos minoritários, excluídos ou marginalizados, experimentam, elas próprias, a discriminação, quer por parte da escola, quer por parte da comunidade em geral ABREU, Ana Cristina Andrade (2012) - A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso. Castelo Branco: IPCB. Escola Superior de Educação. 141 f. Dissertação de Mestrado.
Para que haja aprender de forma mais equânime possível e preciso que ações que coíbam exclusões descriminações etc sejam implementadas de forma ostensiva e constante com finalidade de se não acabar diminuir a níveis quase imperceptíveis. Para isso a união e parceria família escola são essenciais para o bom desenvolvimento do aluno que está no centro desse momento conturbado.
Para tanto nossos questionamentos vão no sentido de refletir sobre questões como: qual metodologia adotar para crianças que convivem em ambientes de conflito familiar? Como conscientizar o aluno e familiar no respeito ao outro? Como ensinar um aluno que vive perdas e frustrações em seu dia a dia? Como reforçar a necessidade de limites e regras no ambiente familiar e escolar?
Nesse estudo faremos reflexões que permitam uma melhor compreensão de caminhos que podem ser percorridos na busca do ensino que diminua entraves familiares com escolas e entre familiares.
2. FAMÍLIA E ESCOLA E SUAS IMPORTÂNCIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DO ALUNO
Nos dias de hoje a vida escolar de uma criança inicia se por volta de dois a três anos. Esse período é quando uma criança se comunica em muito casos, por gestos e em muitos casos responde com agressão demonstrando que não aceita ou não quer tal colega perto ou que esse compartilhe brinquedos. O educador tem nesse momento papel fundamental no sentido de ensinar que há formas diferentes de se comunicar e ter sucesso mais rápido. Sem a necessidade de agressão. Ou seja, a linguagem oral substituir a linguagem gestual. Desenvolver estratégias em que as famílias se engajem e passem a conhecer a escola são indispensáveis para o processo da educação do aluno. Para Delors a família é de suma importância nesse processo:
...a instituição escolar é como um mundo estranho de que não compreendem nem os códigos nem as práticas. Um diálogo verdadeiro entre pais e professores é, pois, indispensável, porque o desenvolvimento harmonioso das crianças implica uma complementaridade entre educação escolar e educação familiar. Diga-se, a propósito, que as experiências de educação pré-escolar dirigidas a populações desfavorecidas mostraram que a sua eficácia deveu-se muito ao fato das famílias terem passado a conhecer melhor e a respeitar mais o sistema escolar. DELORS, J.s (Org.). Educação: Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC: UNESCO, 1998.
Há nesse momento necessidade da família e escola se firmarem no sentido de que um relacionamento harmonioso é fundamental para o ecodesenvolvimento do aluno. E esse momento deve ser implementado entre pais e escola. Demonstrar ao aluno que pais e educadores convivem entre se de forma pacifica ao aluno que há variadas formas de linguagem para solução de problemas. E que a linguagem oral e a mais pacifica. Esse é um tempo em que a criança aprende variadas opções de entendimento e que há muitas possibilidades de entendimento Essa nova aprendizagem e interessante pelo fato de se aprender brincando. Um contexto onde ele aprende brincando sendo a imaginação um caminho para criança criar soluções para seus problemas do dia a dia. Reforçando nesse campo que possível resolver superar dificuldades sem agressividade ou conflito.
A facilidade de um aluno para aprender a viver em harmonia com seus colegas e em muito facilitada pela estimulação planejada em jogos, brincadeiras, que grupos de crianças são parceiros e um dependendo do outro, onde cada um respeita o outro. São brincadeiras onde um aprende a ouvir ou falar no tempo certo respeitando o tempo de cada um. Brincadeiras coletivas devem ser também adotadas pelas famílias para que dessa forma seja estendida a estratégia para o ceio da família. Nesse contexto e importante ressaltar o que diz (Chalita 2001):
A escola e família são iguais no sentido de educar e que toda a sociedade tem participação seja pro ativa ou não. Sendo a família a de primeira ordem a se colocar no sentido de reforçar o ensino feito na formação desse futuro cidadão na comunidade escola. CHALITA, Gabriel. Educação: A solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001.
Quando família e escola participam da educação do aluno, a construção do caráter no sentido de identificar e refletir sobre o certo e errado e claramente massificado na consciência do aluno. Esse nove ver dá ao aluno a vontade e estímulo para querer crescer e perceber que obstáculos são naturais o que demonstra claramente que família e escola juntas são imprescindíveis na formação desse cidadão com códigos de caráter pró ativos. Daí a importância de criar nas escolas, conteúdos que levem a descobertas que proporcione ensinamentos e novas experiências no aprendizado.
Reforçar as ações da família como essencial na formação desse processo que de ensino do aluno. Assim a família ao permitir que o aluno vivencie de forma segura sem uma capsula de proteção nesse novo caminho de aprendizagem na escola tem em sua parcela a didática da formação da ética, caráter, e respeito aos colegas da comunidade escolar.
Quando família e escola participam na construção do caráter de uma criança em seus estudos, de fato esta construindo nessa criança o discernimento do certo e errado. Essa formação provoca no aluno a percepção de se mesma, provoca seu entendimento sobre se mesma, aumentando dessa forma autoestima sobre o que ela pode crescer definir seu espaço e respeitar os espaços de terceiros na qual convive.
Dessa foram podemos compreender que família e comunidade escolar aliada em prol do ensino do aluno dá a ele não apenas conteúdo, Dá a esse aluno conhecimento que o levara a ver melhor o seu dia a dia, pensar, resolver problemas sociais, ingressar no mercado de trabalho de forma natural sem insegurança. Desenvolver se plenamente com os ensinamentos adquiridos no seu processo de aprendizagem. Na formação do cidadão, o ensino o torna apto a reproduzir seus conhecimentos para ao longo da vida. Quando a formação desse aluno e vivenciada na prática, a compreensão do outro e dessa foram identifica se como seu semelhante dando a esse aluno a facilidade de comunicação e dessa forma agregar maiores chances de soluções dos problemas em sua vida adulta.
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao finalizar esse estudo procuramos demonstrar como família e escola são essenciais na educação dos filhos/membros da escola. Em nosso estudo foi demonstrada a necessidade de agregar a família no estudo do aluno/membro da família compreendemos que juntos a formação desse cidadão desenvolve um cidadão com códigos plenos pro ativo com melhor inserção no mercado de trabalho e capacidade de resolução maior dos problemas do dia a dia Os diversos autores aqui estudados e citados são categóricos na afirmativa da importância nesse processo de ensino do aluno.
Compreendemos que e necessário que escola e governos promovam programações que integrem as famílias nesse processo com o intuito de promover uma educação plena na formação desse cidadão. Aprimorar os estudos e praticar a coletividade em que estejam inseridas as famílias no processo de ensino do aluno se torna urgente. A formação da sociedade nos dias de hoje passa sem dúvida alguma por um movimento em que a família esteja.
Trabalhar costumes, comportamentos de agressividade, insegurança, discriminação, bullying sem a participação das famílias ficará uma lacuna não preenchida nesse processo de formação do aluno.
4. Bibliografia
ABREU, Ana Cristina Andrade (2012) - A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 141 f. Dissertação de Mestrado.
CHALITA, Gabriel. Educação: A solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001.
DELORS, J.s (Org.). Educação: Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC: UNESCO, 1998.
Revista Fafibe On-Line, Bebedouro SP, 9 (1): 70-87, 2016.